quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Emoção e união marcam celebração do Dia do Médico Nuclear

Com inauguração de galeria de presidentes, SBMN comemora a data recém-instituída e presta justa homenagem a todos aqueles que contribuíram para fortalecer as raízes da medicina nuclear brasileira

Pela primeira vez na história da medicina nuclear nacional foi possível celebrar o “Dia do Médico Nuclear”.  Instituído pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear em 14 de setembro, em alusão à data de sua fundação, há 54 anos, a data traduz o anseio de toda comunidade de especialistas de terem um dia dedicado única e exclusivamente a comemorar Medicina Nuclear, seus avanços alcançados ao longo dos anos, bem como seus desafios e perspectivas futuras.
Para selar a data com chave-de-ouro, a diretoria da gestão atual da Sociedade, sob a presidência de Claudio Tinoco Mesquita, inaugurou a “Galeria dos Presidentes” - um espaço permanente, localizado na sede da entidade, destinado a manter viva a memória da Sociedade, representada por cada presidente que a presidiu ao longo de mais de cinco décadas.
“Não somos nada sem nossas memórias. Mais do que uma galeria de fotos, este espaço simboliza nossas raízes representadas por cada presidente que compôs a Sociedade e lutou bravamente para que avançássemos em meio a inúmeros desafios”, declarou emocionado o presidente da gestão atual da SBMN, Claudio Tinoco Mesquita.
Passado, presente e futuro se fundiram em meio às homenagens dedicadas aos pioneiros da Medicina Nuclear. Junto a seus familiares e amigos, José Carlos Barbério; David Serson; Adelanir Barroso; José Claudio Meneghetti; Marília Marone; José Soares Junior e Celso Darío Ramos deram voz a todos aqueles que compuseram as gestões da Sociedade.  
Um a um compartilharam os momentos marcantes que vivenciaram ao longo de sua trajetória à frente da especialidade, como a produção do primeiro radiofármaco nacional, bem como suas contribuições para que a medicina nuclear se tornasse hoje um expoente no campo diagnóstico e terapêutico.
Também receberam a justa homenagem Lenine Fenelon Costa; Osvaldo Estrela Anselmi; Edwaldo Camargo.  José Augusto Villela Pedras, hoje com 94 anos, representado por seus netos, que hoje seguem os passos de seu avô – “Se hoje somos o que somos é por conta de cada um de vocês e do que fizeram”, declararam a todos; Merece destaque a celebração da memória de Tede Eston de Eston, na ocasião representado por sua filha.
Com algumas palavras, a notória médica nuclear Anneliese Fischer Tom contou a todos o exato momento da fundação da Sociedade por Eston. “Ele tinha a capacidade de fazer as pessoas acreditarem em seus planos. Em um dia muito bonito, Dr. Eston chamou a mim e a mais cinco colegas para uma reunião na biblioteca do então IPEN. Após expor suas intenções, e sob olhares altivos, nasceu a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear”, contou.
Ao final, Annelise foi aclamada por todos por seu empenho e dedicação em guardar a história da especialidade com zelo. “Represento aqui todos os que vem contribuindo e tomo esta como homenagem estendida a àqueles que trabalham em prol de nossa Sociedade”, finalizou Annelise.
Com uma salva de palmas a inauguração da galeria foi encerrada com a certeza de que ali estão guardadas as sementes da medicina nuclear brasileira.
Além dos diretores da gestão atual, de colaboradores e parceiros, estiveram presentes na ocasião José Carlos Bressiani e Jair Mengatti - do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN).
A diretoria da SBMN agradece a todos que contribuíram para que fosse possível tornar realidade este dia e tudo que foi realizado nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário