quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Novo presidente da CNEN realiza primeira reunião de trabalho na sede


O superintendente do IPEN, José Carlos Bressiani, afirmou que o Instituto está na expectativa da visita de Renato Machado Cotta.
O novo presidente da CNEN, o engenheiro Renato Machado Cotta, esteve na tarde desta segunda-feira, 23, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Cotta, que substitui Angelo Fernando Padilha, teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 17. Na primeira reunião, diretores da CNEN realizaram um breve relato das atividades, projetos e desafios de suas respectivas áreas.
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social (Cocom), nos próximos dias está planejado um evento para apresentação do novo presidente aos servidores e demais colaboradores da CNEN. "Qualquer mudança sempre traz expectativa, e nós, aqui no IPEN, estamos na expectativa da visita do novo presidente da CNEN e seus assessores”, afirmou o superintendente José Carlos Bressiani.
Além de Cotta, também foi nomeado recentemente o novo diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), o engenheiro mecânico Paulo Fernando Lavalle Heilbron Filho, substituindo Ivan Salati. Participaram da primeira reunião, além de Heibron, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Isaac Obadia, o diretor de Gestão Institucional (DGI), Cristovão Marinho, a chefe de Gabinete da CNEN, Danielle Monegalha Rodrigues, a coordenadora de Comunicação Social, Cássia Helena Pereira Lima, e o servidor Auro Correia Pontedeiro, do Serviço de Avaliação de Segurança (Sease).
Cotta é professor titular da UFRJ, na Escola Politécnica e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). Na UFRJ, é também coordenador de Cooperação Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (NIDES) do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ). Na Academia Brasileira de Ciências (ABC), é membro titular e integra o Comitê Executivo da instituição.
O engenheiro também integra o Comitê Executivo do International Center for Heat and Mass Transfer (ICHMT) e é membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da The World Academy of Sciences (TWAS). Cotta obteve graduação em Engenharia Mecânica, com ênfase na área nuclear (UFRJ/1981) e é doutor em Engenharia Mecânica e Aeroespacial (North Carolina State University, EUA/1985).
Vínculo acadêmico
A ligação de Cotta com a área nuclear iniciou durante a graduação, quando foi estagiário do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da CNEN no Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, coordenou projetos envolvendo Marinha, Indústrias Nucelares do Brasil (INB), Eletronuclear e CNEN. Entre outros temas, dedicou-se a trabalhos sobre enriquecimento de urânio por ultracentrifugação, análise de segurança de repositórios de rejeitos e de atividades de mineração de urânio e também análise térmica da estocagem de combustível nuclear exaurido. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado de servidores da CNEN relacionadas com a área nuclear.
DRS – A outra mudança no comando da CNEN, para a DRS, ocorreu no dia 6 de novembro. Heilbron é servidor da CNEN desde 1984 e já ocupou cargos de chefia na Divisão de Rejeitos Radioativos, na Coordenação de Rejeitos Radioativos e na Divisão de Instalações Nucleares. Sua experiência na área nuclear tem ênfase na avaliação de segurança de repositórios, gerência de rejeitos, blindagem das radiações e transporte de material radioativo.

(Com informações da Cocom-CNEN)


Nenhum comentário:

Postar um comentário