sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ipen recebe Secretário de Desenvolvimento de SP

Lilian Bueno
Secretário Afif e adjunto Jerez durante a visita à exposição O Ipen e sua História

O Ipen recebeu no dia 1 de fevereiro a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo Guilherme Afif Domingos e do secretário adjunto Pedro Rubez Jehá. O objetivo do encontro foi apresentar as áreas de atuação do instituto.

Os visitantes conheceram o Espaço Cultural Marcello Damy, que sedia a exposição O Ipen e sua história, e assistiram a uma apresentação do superintendente do instituto, Nilson Dias Vieira Júnior. Estiveram presentes ao encontro os diretores das áreas técnicas e administrativas da instituição.

Vieira Junior apresentou as áreas de pesquisa em que o Ipen se destaca e ressaltou a importância do projeto do reator multipropósito brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, no interior de São Paulo, em uma área cedida pela Marinha e pelo governo do Estado de São Paulo. Com isso, um pólo de tecnologia nuclear deve se desenvolver na região. O RMB permitirá ao país produzir molibdênio, matéria-prima para os geradores de tecnécio, produto de fundamental importância na área de medicina nuclear e empregado em mais de 80% dos diagnósticos.

Patentes e inovação tecnológica foram temas da apresentação, que mostrou o instituto em números e destacou a importância de áreas como radiofarmácia, células a combustível, lasers, entre outras. Também a formação e alto nível de especialização do corpo técnico foram ressaltados pelo superintende.

O instituto é uma autarquia da secretaria gerido técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Também é associado à USP para fins de ensino e pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário