sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Diretor da Cnen é indicado para representar Brasil em agência

Fonte: Agência CT

A presidente Dilma Rousseff encaminhou para apreciação do Senado o nome do atual diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Laércio Antonio Vinhas, a fim de indicá-lo para exercer o cargo de representante permanente do Brasil na Missão junto à Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), em Viena. Há quatro anos essa função vem sendo exercida pelo embaixador Antônio Guerreiro, que passará a ter novas responsabilidades em Genebra.

É a primeira vez que um servidor da Cnen é indicado para essa representação. Para assumir esse posto, Laércio Vinhas deve passar por um processo análogo ao da indicação de um embaixador, que inclui ser sabatinado pelos senadores – em data ainda a ser agendada – e apresentação de credenciais ao diretor-geral da Aiea, Yukiya Amano. Contribuíram para essa indicação a experiência de Vinhas na área nuclear e sua atuação junto à Aiea e ao Itamaraty há mais de 20 anos.

Laércio Vinhas é físico, doutor em Física Nuclear e pesquisador emérito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). Desenvolveu toda sua carreira na Cnen, onde ingressou em 1965. Entre os cargos que ocupou estão os de diretor de Segurança Nuclear do Ipen, diretor do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), chefe do Serviço de Salvaguardas e coordenador-geral de Assuntos Internacionais da Cnen.

Desde 1993 ele integra as delegações brasileiras nas Conferências Gerais e Juntas de Governadores da Aiea. Em 2007 passou a fazer parte da Comissão de Padrões de Segurança Nuclear da Aiea, que aprova as recomendações e os guias da agência nas áreas de radioproteção e segurança nuclear para serem submetidos à aprovação final do diretor-geral e da Junta de Governadores da Aiea. A partir de 2010 também se integrou ao Grupo Internacional de Segurança Nuclear da Agência, que estabelece os princípios e as estratégias de segurança nuclear, em geral adotados pela Aiea e por todos os países.

Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idc=9952

Nenhum comentário:

Postar um comentário