terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fabricado no Ipen centésimo elemento combustível para reator nuclear de pesquisas IEA-R1

O Centro do Combustível Nuclear (CCN) do Ipen realizou, no último dia 21 de setembro, a entrega formal do centésimo elemento combustível fabricado no instituto para o reator nuclear de pesquisas IEA-R1, no mês em que a instalação completa 55 anos de operação. Com essa marca, o CCN alia competência científica e tecnológica à prestação de serviços à sociedade. 

Marcello Vitorino/ Fullpress
Equipe do Centro do Combustível Nuclear

 Foram realizados vários investimentos ao longo dos anos para adequação da fábrica de elementos combustíveis, de forma a cumprir as exigências em termos de qualidade, segurança e proteção ao meio ambiente, sem interromper a produção rotineira. 

O IEA-R1 é o principal reator nuclear de pesquisas do país, fundamental no desenvolvimento de pesquisas e na prestação de serviços de irradiação. Nele são fabricados os radioisótopos, matéria-prima para os radiofármacos, que ajudam a diagnosticar e a tratar doenças como o câncer, entre outras aplicações em áreas como cardiologia e neurologia. 

De acordo com Elita Urano de Carvalho, gerente do CCN, os maiores desafios na área de combustível nuclear dizem respeito à gestão de pessoal e de recursos financeiros. Além disso, contínuos investimentos visando o desenvolvimento de combustíveis com maior densidade de urânio, como por exemplo, para o novo reator nuclear de pesquisas do país, o Reator Multiproposito Brasileiro (RMB), projeto de um novo reator nuclear de pesquisas a ser instalado em Iperó, no interior paulista, que resultará na autossuficiência do país na fabricação dos radioisótopos para produção dos radiofármacos. 

Os elementos combustíveis utilizados pelo reator IEA-R1 são do tipo MTR (Materials Testing Reactor), formados pela montagem de um conjunto de placas combustíveis paralelas entre si, que permitem a passagem de um fluxo de água que serve como refrigerante e moderador. 

A fabricação do combustível compreende processos químicos, metalúrgicos e cerâmicos, além de um cuidadoso controle dos processos envolvidos e da qualidade do produto final. Desde 1988 o Ipen consolidou a fabricação nacional do combustível para o seu reator de pesquisas IEA-R1, deixando desta forma de importar elementos combustíveis. 

Em 2011, pesquisadores do CCN anunciaram o domínio tecnológico para produção de combustível com alta concentração de urânio, que incorpora 4,8 gramas de urânio por centímetro cúbico, limite atual para a tecnologia de dispersão à base de siliceto de urânio - os mais avançados comercialmente. Este combustível será utilizado no RMB. 

O Centro do Combustível Nuclear contou com o apoio de projetos Finep para adequação de unidade fabril para produção de elementos combustíveis, tratamento de efluentes, caracterização do combustível e desenvolvimento de novos combustíveis. Recursos orçamentários institucionais também foram fundamentais para se chegar ao atual estágio. Entretanto, ainda há muito trabalho pela frente, conclui Elita Urano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário