terça-feira, 2 de outubro de 2012

MMConex: Embalagens Medicina Nuclear

Embalagem RMD® da MMConex® é recertificada pelo CDTN

Testes rigorosos realizados pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear ratificam a qualidade, confiabilidade e segurança do produto

A MMConex®, fabricante de embalagens para transporte e armazenamento de medicamentos radiofármacos, em atendimento à norma CNEN-NE-5.01, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que dispõe sobre o transporte de materiais radioativos, submeteu o Recipiente Múltiplo para Despacho (RMD®) à avaliação criteriosa do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Os resultados reafirmaram que o RMD® é altamente resistente e está apto para transportar diversos radiofármacos, com meia vida longa ou curta, como o FDG18F, IODO131I e GÁLIO67Ga, recomendados para diagnóstico e tratamento de câncer.

O RMD® é um recipiente de polipropileno, com travas de alumínio e suportes internos de EPS (isopor) e EPE (manta de espuma), cujas funções são posicionar, proteger os medicamentos e prover isolamento térmico. O RMD® é uma embalagem versátil, que permite seis configurações distintas. Pode transportar um, dois ou três EPR®s (embalagens para radiofármacos); um EPR® com gelo seco; uma blindagem de flúor; ou uma blindagem de flúor com cilindro de chumbo extra.

Para obter a recertificação, o RMD® passou por ensaios de jato d´água, queda livre, empilhamento e penetração. O primeiro simula uma chuva com precipitação de 5 cm por hora, durante uma hora. No segundo, como o próprio nome indica, a embalagem é lançada de uma altura de 9 metros. Na sequência, a amostra é submetida a uma carga de compressão equivalente a cinco vezes o seu peso, por 24 horas. Por fim, o teste de penetração consiste na liberação de uma barra de aço cilíndrica sobre a região mais frágil do RMD®.

Depois desses rigorosos ensaios, ainda é realizado o teste de contenção. O recipiente com o medicamento é retirado do RMD® e submergido em uma câmara hipobárica, preenchida com etilenoglicol. A duração do ensaio é de um minuto, durante o qual se observa o surgimento de bolhas ou vazamentos. A ausência de irregularidades atesta a qualidade, segurança e confiabilidade do RMD® que, mesmo com possíveis avarias nas primeiras avaliações, mantém intacta a embalagem com o medicamento.
 
Os produtos da MMConex® foram os primeiros do mercado a serem submetidos aos rigorosos testes do CDTN. As certificações não têm prazo de validade, mas sempre que promove melhorias em suas embalagens, a empresa busca a recertificação. Lançado em 2007, o RMD® passou por inovações ao longo dos anos, adequando-se e antecipando-se às necessidades do mercado. A cada modificação, foi exposto à avaliação do CDTN, sendo sempre aprovado.

A empresa

Há 17 anos no mercado, a MMConex® é pioneira no segmento de embalagens para transporte de medicamentos radiofármacos. Destaca-se como a única companhia da América Latina que desenvolve soluções integrais, atendendo às necessidades de cada um dos seus clientes, com excelência em qualidade, versatilidade, confiabilidade e segurança. Com fábrica localizada na cidade de São Paulo, tem capacidade instalada para produzir 750 mil unidades anualmente.

Possui em seu portfólio Embalagem para Radiofármacos (EPR®), Embalagem para Reagentes Liofilizados e Similares (PS Cristal®), Recipiente Múltiplo para Despacho (RMD®), Embalagem para Despacho de Gerador (EDG®), Estojo para Componente Suprimento do Gerador (CSG®) e Container Reutilizável para Radiofármacos (CRR®). Fornece para instituições públicas, como CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), IEN (Instituto de Engenharia Nuclear), CRCN (Centro Regional de Ciências Nucleares), CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear) e Hospital das Clínicas (FMUSP), e para diversas empresas do setor privado, atendendo à aproximadamente 99% do mercado de embalagens para radiofármacos.  www.mmconex.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário