terça-feira, 2 de julho de 2013

A SBMN apoia a manifestação dos médicos em defesa da saúde pública!

Os médicos de São Paulo tomarão a Avenida Paulista amanhã, 3 de julho de 2013, para uma passeata de protesto contra a importação de profissionais de medicina sem capacidade comprovada. 
Conforme lembram a AMB, CFM, Fenam, CRMs e APM, além de médicos, uma assistência adequada aos moradores de áreas remotas só se dará quando a infraestrutura for completa, ou seja, com hospitais, postos de saúde e profissionais de outras áreas, como nutricionistas, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros etc.
A SBMN denuncia, também, a enorme falta de médicos nucleares no Brasil e o fato de a Medicina Nuclear ser praticamente inexistente em extensas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e, inclusive, na vasta maioria das universidades federais de todo o País.
Aparentemente, há preconceito do Ministério da Saúde em relação à Medicina Nuclear em geral e ao PET em particular, que, às vezes, parecem ser considerados supérfluos ou procedimentos "de luxo", conceito totalmente infundado e perigoso para o País. Medicina Nuclear, incluindo PET, implica alta tecnologia, mas está longe de ser um luxo. A Medicina Nuclear brasileira, em número de procedimentos por habitante, é quase 3 vezes menor que a Argentina e menor que a uruguaia e a chilena para citar exemplos vizinhos e, muitas vezes menor, que a de países com a medicina totalmente pública, como Canadá e Inglaterra.
Dentre as principais causas de morte no Brasil, a cardiovascular e a por câncer estão entre as principais e, para ambas, a Medicina Nuclear dispõe de procedimentos eficazes para o correto acompanhamento dos pacientes, inclusive reduzindo os custos do sistema. Logicamente é preciso investimentos em medicina preventiva, combate a verminoses e vacinação. Mas não são coisas excludentes: a população carente também está morrendo de infarto e câncer. O desenvolvimento tecnológico faz o país crescer como um todo e é preciso democratizar o acesso a essa tecnologia.
Sendo assim, a SBMN apoia o movimento de médicos, residentes e estudantes de medicina, que farão um panelaço simbolizando a necessidade de as autoridades constituídas abrirem os ouvidos ao clamor dos brasileiros.
O ponto de encontro, às 16 horas, é na Associação Médica Brasileira (Rua São Carlos do Pinhal, 324, atrás do prédio da TV Gazeta), de onde sairá uma passeata rumo ao gabinete de representação da presidência da República, na Avenida Paulista, 2163.
Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário