quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ipen realiza exercício simulado de emergência no reator IEA-R1

E. R. Paiva

Bombeiros participaram do Exercício Simulado de Emergência no Reator IEA-R1

O Centro do Reator de Pesquisa (CRPq) do Ipen realizou, no dia 14 de junho de 2013, um exercício simulado de emergência nas instalações do reator nuclear IEA-R1.

O objetivo do exercício prático foi avaliar as ações a serem tomadas em caso de situações de emergência pré-determinadas no Plano de Emergência Local, Plano de Incêndio e Plano de Proteção Física elaborados pelo instituto. Os planos visam garantir as condições de segurança do reator, dos servidores do Ipen, da população e meio ambiente.

O exercício simulado contou com a participação dos integrantes do Grupo de Emergência do Reator IEA-R1, da Gerência de Radioproteção, Brigada de Incêndio, Serviço de Proteção Física, IV Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar, especialistas em segurança nas usinas de Angra dos Reis, da Eletronuclear e voluntários de outras áreas do instituto. A coordenação do exercício coube a Antônio Vaz, da equipe de operação do reator nuclear IEA-R1.

A avaliação do exercício simulado foi positiva segundo os organizadores que analisaram as sugestões e recomendações recebidas pela equipe de observadores.

O reator nuclear IEA-R1 opera desde setembro de 1957 e é utilizado para pesquisas nas áreas de física nuclear, radioquímica, irradiação com nêutrons, produção de fontes radioativas e radioisótopos e análises ativação neutrônica.

Walter Ricci Filho, gerente de operação do Reator IEA-R1 (dir.) e Eduardo E. Toyoda (esq.) recebem representante do grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de S. Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário