quinta-feira, 18 de julho de 2013

Médicos mineiros paralisam atendimentos - 23, 30 e 31 de julho

Médicos paralisam atendimento nos dias 23, 30 e 31 de julho
(Urgências e emergências serão atendidas normalmente)
 
Ato público

Data: 23 de julho, terça-feira
Horário: 12h
Local: Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia)

Assembleia Geral
Data: 31 de julho, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161, Centro)

 
Durante assembleia no dia 15 de julho ficou definido que Minas Gerais irá apoiar o movimento nacional contra as atuais ações do Governo Federal, aderindo a agenda de paralisações.  "Não vamos ficar de braços cruzados esperando o governo tomar atitudes desrespeitosas e prejudiciais à categoria", ressalta o presidente do CRMMG, João Batista Gomes Soares. "O governo quer colocar o médico como o grande responsável pelos problemas da saúde no Brasil, se eximindo de suas responsabilidades".

A paralisação aprovada na assembleia é uma forma de protestar contra as ações do Governo Federal que propõe a criação do programa "Mais Médico" e também contra os vetos à Lei do Ato Médico, que impedem o exercício da medicina de qualidade.

Paralisações
Na agenda de ações está marcada paralisação de atendimento eletivo do SUS e Saúde Suplementar no dia 23 de julho, terça-feira. O atendimento de urgência e emergência deve ser mantido normalmente. Também nesse dia, será realizado ato público na porta da Faculdade de Medicina da UFMG, ao meio dia.

Ficaram definidas também paralisações nos dias 30 e 31 de julho, com ações ainda a serem divulgadas (acompanhe o site do CRMMG, AMMG e Sinmed-MG).

Outras ações
Além da paralisação, a assembleia decidiu redigir uma carta aberta à população para informar porque a categoria é contra as medidas apresentadas pelo Governo Federal e qual a real situação da saúde pública hoje no país. No dia 31 de julho, os médicos voltam a se reunir, às 19 horas, em nova assembleia, na Associação Médica de Minas Gerais, para avaliar o movimento.

Durante a assembleia vários médicos apresentaram propostas de ação para mostrar a força do movimento. A categoria considerou importante ganhar o apoio da população, que até o momento só tem a informação divulgada pelas propagandas institucionais, vazias de conteúdo sobre a realidade atual da saúde no Brasil.

Para fazer a contrapartida foi sugerida uma campanha de marketing que inclui também as redes sociais. Com o objetivo de organizar as propostas e concretizar as ações foi aprovada na assembleia a criação de um Gabinete Regional de Crise, que será formado por representantes do Sinmed-MG, CRMMG, AMMG, pela Associação Mineira dos Médicos Residentes e Academia Mineira de Medicina. Esse Gabinete também terá a tarefa de organizar as paralisações agendadas para este mês de julho.

Durante a assembleia o presidente da Associação Médica, Lincoln Ferreira, informou que foi agendado um encontro de entidades médicas em Brasília nos dias 8, 9 e 10 de agosto. No dia 8 será realizada uma "invasão" dos médicos no Congresso Nacional com o objetivo de buscar o apoio dos parlamentares para a causa da categoria.

Paralelo a todas as ações propostas, os médicos ainda receberam a tarefa de realizar um trabalho de boca a boca com pacientes, amigos e familiares, informando porque decidiram se mobilizar e porque a luta em favor de uma medicina de qualidade é importante para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário