quarta-feira, 24 de junho de 2015

Feira Tecnológica abre perspectiva para novas parcerias


A primeira edição da Feira Tecnológica IPEN, realizada nesta segunda-feira, 22, reuniu 11 empresas e mostrou que a iniciativa pode gerar boas parcerias entre o Instituto e o setor industrial. Seis empresas participaram da rodada de negociações, duas já manifestaram interesse em adquirir mais de uma tecnologia e uma terceira propôs parceria via Programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O evento foi criado com o objetivo de levar ao setor empresarial as tecnologias desenvolvidas pelas Unidades de pesquisa do IPEN, em diferentes áreas do conhecimento. Nessa primeira edição, foram apresentados processos e produtos oriundos de pesquisas do Centro de Biotecnologia (CB). "A maioria dos representantes nos procurou para a rodada de negociações e o nosso ‘sentimento’ é de que algumas novas parcerias serão criadas”, afirmou Anderson Zanardi de Freitas, gerente do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IPEN.
Antes da apresentação das tecnologias, Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), fez uma breve exposição sobre as atividades desenvolvidas no IPEN, abordando a necessidade de pensar a pesquisa a partir de uma visão empreendedora, aproveitando a excelência do Instituto na área nuclear. "O país que domina tecnologias nucleares para além da geração de energia desponta no cenário mundial. O IPEN tem excelência nessa área, mas o conhecimento produzido aqui precisa chegar à sociedade”, afirmou.
Em seguida, Anderson falou sobre as atividades do NIT e a importância de transferir tecnologia como retorno do investimento em pesquisa. "O IPEN é uma instituição pública, é nossa obrigação dar um retorno à sociedade e é isso que estamos buscando neste evento: a prospecção de novas parcerias. Além disso, a tecnologia de ponta torna a empresa mais competitiva. Ou seja, todos ganham”. Na sequência, Letícia Ferreira, do NIT, apresentou as diversas oportunidades de apoio financeiro para inovação.
Otimismo
Seguindo o cronograma, os pesquisadores Carlos Soares, gerente do CB, e Miriam Suzuki, Ligia Morganti e Paolo Bartolini apresentaram as tecnologias, respondendo às questões formuladas pelos participantes. Ao final, houve a rodada de negociações, o que deixou organizadores e pesquisadores otimistas.
"A feira superou as nossas expectativas. É uma fórmula que pode ser aperfeiçoada e deve ser mantida, inclusive para fortalecer as instituições de pesquisa. O feedback das empresas também foi ótimo. Faltava mais interação do IPEN com as empresas, até porque o mercado está precisando. E a Feira foi muito importante para divulgar o nosso Instituto, inclusive, tivemos pessoas interessadas em cursar pós-graduação no nosso grupo. Vale ressaltar o trabalho do NIT, que foi muito bem feito”, destacou Carlos.
A opinião é compartilhada pelo gerente do NIT: "Para uma primeira experiência, eu diria que a Feira foi bastante positiva, e certamente surgirão novas parcerias. Aproveito para agradecer a todos os pesquisadores do CB, principalmente ao Carlos, que abraçou, acreditou e apoiou o projeto desde o início. Sem a dedicação dele não teríamos o sucesso que considero ter sido o evento”, concluiu Anderson.
Participaram do evento as empresas Rheabiotech, Bioxen Pesquisa e Desenvolvimento em Medicina Veterinária, Sowup, Dnapta Biotecnologia, Inprenha Biotecnologia, Deoxi Biotecnologia, Cristalia, Eurofarma, Laboratórios Chemyunion, Orygem e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).


Nenhum comentário:

Postar um comentário