quarta-feira, 24 de junho de 2015

IPEN e IFSP renovam acordo de cooperação


O superintendente do IPEN, José Carlos Bressiani, e o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo(IFSP), Eduardo Antonio Modena, assinaram o Termo Aditivo do Acordo de Cooperação Técnico-Científica e Acadêmica entre as duas instituições, a fim de ampliar a integração entre professores e pesquisadores no âmbito do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP).
O Termo Aditivo vai possibilitar o incremento das ações iniciadas há dois anos, quando foi celebrado o acordo que visa à capacitação dos professores do IFSP na pós-graduação do IPEN, referência nacional em pesquisas energéticas e nucleares. Também abrange a expansão de pesquisa, oferta de estágio e bolsas de iniciação científica aos alunos do IFSP no IPEN. O Programa de Pós-graduação do IPEN tem nota 6 na Capes e forma em média 150 mestres e doutores ao ano.
Participaram da cerimônia, pelo IPEN, Marcelo Linardi, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (DPDE), Willy Hoppe de Sousa, diretor de Planejamento e Gestão (DPG), Martha Marques Ferreira Vieira, gerente do Centro de Ensino e Informação (CEI), Fernando J. F. Moreira, gerente de Projetos, Delvonei Alves de Andrade, presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG), e Jair Megantti, gerente do centro de Radiofarmácia do IPEN.
Do lado do IFSP, estiveram presentes Eduardo Alves da Costa, pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e Jussara Pimenta, gerente de Fomento à Pesquisa. A reunião para a assinatura do Termo Aditivo ocorreu na sexta-feira, 19, às 15h, no gabinete da Superintendência do IPEN. Antes, os participantes assistiram a um vídeo institucional do IPEN, com os highlights de cada Centro de Pesquisa.
Em seguida, Bressiani saudou os dirigentes do IFSP, destacando que "a capacidade de troca entre as duas instituições pode ser muito maior”. Atualmente, o IPEN tem formalmente sete alunos de pós-graduação do IFSP, sendo um pós-doc. "Nossa expectativa é ampliar esse número. Temos toda a estrutura para receber os novos pesquisadores, nossos laboratórios são bem equipados e temos pesquisadores muito competentes nas suas áreas de atuação”, afirmou.
Modena se disse impressionado com a diversidade de pesquisas do IPEN: "O vídeo nos mostra a grandeza desse instituto e a enorme potencialidade para nossos professores e alunos. O IPEN é um paradigma, quando a gente imagina a pesquisa aplicada. Vocês fazem um trabalho fantástico e nós temos que aproveitar todo esse potencial. Somos ainda uma instituição jovem, estamos nos estruturando, e temos muito orgulho de dizer que temos relação institucional com um centro de referência de grande abrangência na pesquisa e para a população em geral”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário