terça-feira, 24 de novembro de 2009

AMB promove reunião com editores de revistas científicas






Devido às mudanças nos critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o sistema Qualis, a AMB organizou, no dia 24 de setembro, fórum de discussão com os editores de revistas científicas publicadas pelas Sociedades de Especialidade. Edmund Baracat, diretor científico da AMB, e Bruno Caramelli, editor da RAMB, coordenaram os debates.

“Esta reunião foi idealizada durante Conselho Científico por sugestão da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular. Dada a grande participação e interesse demonstrado pelas especialidades, pretendemos transformar esse fórum em algo permanente”, disse Baracat.

Um dos convidados a falar sobre os novos critérios e como isso afeta as publicações nacionais foi Maurício Rocha-e-Silva, editor da Clinics, revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os participantes puderam então relatar a situação de suas revistas. O principal problema citado foi o uso do fator de impacto.

Foram definidos os seguintes encaminhamentos: convidar os coordenadores Qualis da Medicina I (José Roberto Lapa e Silva), Medicina II (João Pereira Leite) e Medicina III (Francisco Sampaio) para uma reunião; elaborar um editorial conjunto e publicá-lo não só nas revistas científicas como também na imprensa leiga; manter um fórum permanente na AMB sobre o tema; criar mecanismos para auxiliar e orientar editores de revistas novas com assuntos administrativos, como revisão, tradução e informática; convidar a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) para participar dos encontros.



Jornal da Associação Médica Brasileira - JAMB
Setembro / Outubro 2009 Ano 50 - Nº 1362

Nenhum comentário:

Postar um comentário