segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Distribuição de radiofármacos

Um atraso no recebimento de molibdênio proveniente da Argentina implicará em uma mudança na data de distribuição dos geradores de tecnécio. Ao invés de receber o produto no sábado, os centros de medicina nuclear recebem os geradores no domingo, 29/11, dia em que ocorre a produção no Ipen. O atraso deveu-se a problemas técnicos no reator argentino.

Os geradores distribuídos atendem a aproximadamente 30% da demanda e correspondem a um excedente daquele país. Também foram importados pelo instituto 26 geradores de tecnécio de maior atividade já prontos para uso, com distribuição no dia 28/11, para hospitais que realizam cirurgias e transplantes e outros procedimentos de urgência. Na última quarta feira, dia 25, foram produzidos e distribuídos 60 geradores de tecnécio a partir de molibdênio recebido da África do Sul.

O gálio-67, radiofármaco utilizado para investigações de processos inflamatórios e tumores em tecidos moles, foi distribuído no dia 27/11, com atendimento integral à demanda. A produção e distribuição do tálio-201, empregado em exames da área cardiológica, ocorre no dia 30/11, porém com atendimento de 50% da demanda, já que o fornecedor norte-americano teve problemas no processo produtivo. O tálio distribuído aos centros médicos foi fornecido pela empresa canadense Nordion.

Desde o início da crise mundial no fornecimento de molibdênio para fabricação dos geradores de tecnécio, outras alternativas têm sido buscadas para atender os pacientes de medicina nuclear. A previsão é de que o reator canadense NRU, um dos principais fornecedores mundiais de molibdênio, volte a operar no primeiro trimestre de 2010. A instalação está parada por problemas técnicos desde maio deste ano.

O tecnécio-99m é utilizado em aproximadamente 80% dos exames diagnósticos em medicina nuclear e é fabricado a partir do molibdênio, obtido em reatores nucleares de pesquisa. Apenas cinco reatores em todo o mundo produzem o radioisótopo para ser exportado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário