segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sistema automatizado transporta materiais irradiados



O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) inaugurou um novo sistema de transporte de materiais irradiados do reator IEA-R1 e dos aceleradores cíclotron para as instalações de processamento da sua unidade de radiofarmácia. O sistema pneumático implantado pelo instituto envia o material irradiado através de tubulações subterrâneas localizadas a dois metros de profundidade, eliminando a necessidade de se fazer o transporte através de blindagens, que pesam mais de 700 quilos. Com isso, aumenta-se a segurança física e radiológica.
Antes, uma empilhadeira transportava as blindagens até o centro de radiofarmácia pelas vias de circulação de veículos do Ipen. A cápsula contendo o material irradiado era movimentada dentro da unidade através de pontes rolantes e inserida na célula de processamento por meio de um procedimento complexo.
O sistema recém-implantado é totalmente automatizado, e o produto segue diretamente para as células de processamento, eliminando a necessidade de manuseio da cápsula de material irradiado durante o transporte e de sua circulação pelas instalações do Ipen. “Esse sistema é mais simples, rápido e seguro. Com ele, aumentam o controle e a rastreabilidade de todo o processo e diminuem os riscos de acidentes no manuseio do material. Com a retirada das pontes rolantes, cujo uso gera resíduos, como graxa e óleo, também nos adequamos às orientações de boa prática de fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, ressalta o diretor da Radiofarmácia do Ipen, Jair Mengatti.

REVISTA BRASIL NUCLEAR, ANO 15, NÚMERO 35, Setembro de 2009 - p. 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário