segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Impulso à tomografia PET no Nordeste




O Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), em Recife (PE), inaugurou a Unidade de Produção de Radiofármacos (Upra), que produzirá o FDG (fluordesoxiglicose), radiofármaco utilizado na tomografia por emissão de pósitrons (PET), um dos exames mais modernos da atualidade. A instalação da unidade de produção ajudará a difundir o uso da PET no Nordeste e democratizar o acesso ao exame.
Já existem dois tomógrafos PET em operação na região, um em Salvador e outro em Recife, e a tendência é que o número aumente. Em função da instalação da Upra, já foram adquiridos mais dois tomógrafos PET na região, que serão instalados em Recife e Fortaleza.
Os exames PET têm alto grau de precisão no diagnóstico de câncer e de doenças cardíacas e neurológicas. Nos casos de câncer, permitem um diagnóstico mais precoce e exato, aumentando as chances de êxito do tratamento. Em cardiologia, o exame é usado para diagnosticar o grau de comprometimento do coração. Em neurologia, é empregado no diagnóstico de doenças como Parkinson e Alzheimer, permitindo o início do tratamento antes das manifestações clínicas.

Revista "Brasil Nuclear - Uma publicação da Associação Brasileira de Energia Nuclear"
Ano 15 - Número 35 - Setembro 2009 - p. 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário