sábado, 23 de janeiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 22/01

E. R. Paiva

Células especiais são utilizadas para o processamento do molibdênio-99 para a produção dos geradores de tecnécio-99m no Ipen

Os centros de medicina nuclear receberam 132 de geradores de tecnécio produzidos a partir de molibdênio proveniente da África do Sul no dia 20 de janeiro, quarta-feira, calibrados para 23 de janeiro, sábado. Estão sendo importados da França, pelo instituto, 44 geradores prontos para uso com atividade de 1.000 miliCurie, no período de 19 a 24 de janeiro.

O Brasil está importando de Israel 19 geradores de tecnécio-99m com previsão de distribuição até 24 de janeiro, domingo. Os geradores israelenses têm atividade de 1.500 e 2.000 miliCurie.

A remessa de molibdênio proveniente da Argentina tem previsão de se normalizar somente a partir da primeira quinzena de fevereiro, quando o reator que produz o material para os exames retomar sua operação.

A Gerência Comercial do Ipen comunicará a todos os clientes as atividades dos geradores de tecnécio que poderão ser fornecidos a cada semana.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de chegada em 24 de janeiro, com produção e distribuição em 25 de janeiro, segunda-feira, data de fundação da cidade de S. Paulo. O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

O radiofármaco gálio-67, utilizado para localização de processos inflamatórios e tumores em tecidos moles, foi distribuído em 15 de janeiro, com atendimento integral à demanda.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário