sábado, 20 de fevereiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 19/02

A parada nas operações do reator Petten, Holanda, a partir de 19 de fevereiro, agrava a crise no abastecimento de molibdênio-99 para a produção de geradores de tecnécio-99m utilizados em exames médicos. A falta de matéria-prima iniciou-se com a interrupção, em maio de 2009, das operações do reator canadense da NRU.

A parada do reator holandês deve-se a reparos no sistema primário de refrigeração do núcleo do reator, um dos principais produtores da matéria-prima utilizada nos exames. O retorno às operações está prevista somente para agosto de 2010. A IBA, empresa belga fornecedora de geradores de tecnécio-99m prontos para uso ao Ipen cancelou as remessas programadas para os dias 22 e 23 de fevereiro. Entretanto, o instituto produziu 82 geradores de tecnécio com o molibdênio importado da África do Sul, distribuídos em 17 de fevereiro, quarta-feira, calibrados para 20 de fevereiro, sábado.

De Israel foram importados 17 geradores com atividades entre 1.500 e 2.000 miliCurie, com distribuição e calibração para 20 de fevereiro.

A remessa de molibdênio proveniente da Argentina chega em 19 de fevereiro para processamento e distribuição em 20 de fevereiro, calibrados para segunda-feira, 22 de fevereiro. O Ipen produz 243 geradores com o molibdênio argentino.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 22 de fevereiro, segunda-feira . O radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em determinados casos.

A Gerência Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário