sábado, 27 de fevereiro de 2010

Distribuição de radiofármacos pelo Ipen – atualizado em 26/02

O Ipen distribui, até 27 de fevereiro, 336 geradores de tecnécio-99m, radiofármaco utilizado em 80% dos exames de cintilografia, para hospitais e clínicas do país. O molibdênio-99, matéria-prima para a produção dos geradores tem sido importado da Argentina e África do Sul, respectivamente, desde junho e novembro de 2009 na tentativa de minimizar as conseqüências da escassez do produto para a classe médica. O material importado é processado nas instalações da Diretoria de Radiofarmácia (Dirf) do instituto. Aproximadamente 90% dos geradores distribuídos nesta semana foram processados em instalações adequadas no Ipen.

Com o molibdênio importado da África do Sul foram produzidos 91 geradores de tecnécio-99m, distribuídos em 24 de fevereiro, calibrados para o dia 27, sábado.

A remessa de molibdênio vindo da Argentina chega na noite de 26 de fevereiro para processamento e distribuição em 27 de fevereiro e calibração para segunda-feira, 1º de março, segunda-feira. O molibdênio argentino permitirá a produção de 217 geradores de tecnécio-99m.

Foram importados de Israel 22 geradores de tecnécio prontos para uso com atividades entre 1.500 e 2.000 miliCurie, com distribuição até 28 de fevereiro.

A crise mundial no fornecimento da matéria-prima para os geradores de tecnécio teve início em maio de 2009, com a parada na operação do reator canadense responsável por grande parte da produção utilizada no Brasil. Existem no mundo poucos reatores produtores de molibidênio-99m. Dentre eles, o reator Petten, da Holanda, que interrompeu sua operação temporariamente até meados de agosto

Atualmente encontram-se em manutenção dois reatores produtores de molibdênio: o reator Petten, da Holanda e o Chalk River no Canadá. O reator holandês tem previsão de retorno à operação em meados de agosto enquanto especula-se que o reator canadense retome seu regime de operação a partir de abril.

O tálio-201, empregado para análises cardíacas e recebido de fornecedor internacional, tem previsão de distribuição em 1º de março, segunda-feira. Houve um aumento na demanda de tálio-201 pois o radiofármaco é utilizado em substituição ao tecnécio-99m em casos específicos.

A Gerência Comercial Comercial está à disposição dos clientes para esclarecimentos adicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário