quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fornecimento de 99Mo/99mTc em fevereiro e março

Crise

As perspectivas de fornecimento de geradores são boas para fevereiro e meados de março, pois haverá material da Argentina, África do Sul, Israel e França (Iba).

A partir de março, o reator da Holanda (High Flux Reactor-HFR) entrará em manutenção por um tempo previsto de 6 meses, o que dificultará ainda mais a situação mundial. A SBBMN vem insistindo junto ao IPEN/CNEN para que os contratos de importação de geradores de 99mTc/99Mo já existentes (alguns no modelo emergencial) sejam imediatamente renovados para manter o fornecimento da maior quantidade possível de material durante a parada do reator holandês. A SBBMN insistiu também para que haja a disponibilização de tálio-201 em quantidades suficientes para a demanda.

Reator do Canadá (National Research Universal-NRU): existe a possibilidade da retomada de operação do reator do Canadá a partir de abril. Caso isso aconteça de fato, as perspectivas de abastecimento de geradores de 99mTc para o Brasil podem voltar à normalidade. Informações detalhadas sobre a retomada de operações do reator podem ser obtidas através dos sites http://www.nrucanada.ca/ e http://www.cnsc-ccsn.gc.ca/.

A SBBMN vem se empenhando ao máximo com ações diretas junto ao IPEN/CNEN, matérias na imprensa, busca constante de apoio político etc para que a medicina nuclear brasileira possa ter a maior quantidade possível de geradores de 99mTc disponíveis para o atendimento aos pacientes. “Sabemos que a comunidade de medicina nuclear brasileira também vem fazendo sua parte, otimizando ao máximo o uso do material recebido. Temos certeza de que a união de todos é fundamental para conseguir os melhores resultados”, finaliza o dr. José Soares Jr, Presidente da SBBMN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário