sexta-feira, 10 de maio de 2013

Tecnologia para detecção de Tumores Gastrointestinais avança

Simpósio destacou os benefícios do uso do PET/CT

Ao longo de décadas, a pesquisa e a tecnologia vêm possibilitando avanços permanentes no diagnóstico precoce e no tratamento dos mais diferentes tipos de tumores. Mas, um dos passos mais relevantes nesse sentido ocorreu há 10 anos, quando o Hospital Sírio-Libanês (HSL) se tornou a primeira instituição da América Latina a utilizar o PET/CT.

O equipamento possibilitou um avanço significativo no diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos. A partir do uso dessa tecnologia, tanto os exames, quanto as terapias contra o câncer, ganharam em eficácia e precisão.

Para a Dra. Elba Etchebehere, médica especialista em Medicina Nuclear no HSL, a incorporação de tecnologias como o PET/CT e o SPECT/CT possibilitaram um melhor planejamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico. “Através desses exames, o oncologista consegue avaliar melhor qual o tipo de tratamento que o paciente necessita e se o tratamento proposto está sendo benéfico”, explica.
 
Outra importante consequência que resultou da utilização dessas tecnologias foi a possibilidade de redução de custos nos hospitais que possuem esses equipamentos.

“Ao auxiliar no manuseio do paciente, a escolha do tratamento correto evita tratamentos onerosos desnecessários”, destaca a Dra. Elba, que foi uma das coordenadoras do VIII Simpósio de PET/CT em Oncologia e do V Simpósio de SPECT/CT em Oncologia- Tumores Gastrointestinais, realizados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), entre os dias 30 de abril a 1 de maio.

Com foco nos avanços e novas possibilidades de tratamento em desenvolvimento na área gastrointestinal, os eventos também contaram com a coordenação e participação dos Drs. Edwaldo Camargo, Frederico Costa, Paulo Hoff e Raul Cutait. Destaque, também, para a presença de dois renomados especialistas internacionais: Profa. Dra. Lale Kostakoglu, Professora em Radiologia e Medicina Nuclear do The Mount Sinai Hospital, NY, EUA, e Prof. Dr. David Ilson, Oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, NY, EUA.

No evento foram apresentados imagens e casos, que foram debatidos de forma multidisciplinar por médicos nucleares, radiologistas, cirurgiões, oncologistas e radioterapeutas.

A finalidade foi proporcionar ao participante todas as novidades em relação aos exames realizados através do PET/CT e SPECT/CT.

Alguns dos temas analisados foram: Câncer Colo-Retal: Tumores Primários e Metastáticos, Câncer Colo-Retal: Métodos de Imagem, Câncer Colo-Retal: Re-Estadiamento e Resposta ao Tratamento e Câncer de Esôfago.

Data: 07/05/2013
Fonte: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Assunto:  Cursos de Atualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário