terça-feira, 10 de junho de 2014

Serviço de Medicina Nuclear é inaugurado no Hospital Ana Nery


A partir de agora, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de uma cintilografia miocárdica - exame avançado do coração -, por exemplo, não precisam recorrer à rede privada. Na manhã desta segunda-feira (9) foi inaugurado, no Hospital Ana Nery (HAN), em Salvador, o Serviço de Medicina Nuclear, que dispõe, entre outros itens, de um moderno cintilógrafo. 

A cerimônia teve a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, que informou a realização das cintilografias já a partir desta segunda-feira. Para a implantação do Serviço foram investidos R$ 1 milhão, resultado de parceria entre Ministério da Saúde, Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).
Por meio de radiação, o equipamento de alta tecnologia forma a imagem do órgão e as possíveis alterações. Conforme a coordenadora de bioimagem do HAN, Sirlene Borges, trata-se do primeiro cintilógrafo 100% SUS da Bahia. "Vai contribuir com o diagnóstico de patologias relacionadas ao coração, ao sistema locomotor e aos rins. Em paciente com suspeita de infarto agudo no miocárdio, por exemplo, a partir deste equipamento, poderemos quantificar a massa cardíaca comprometida".

Ainda de acordo com Sirlene, no Brasil existem apenas seis cintilógrafos como o do HAN. O Serviço de Medicina Nuclear inaugurado hoje tem capacidade de realizar entre 550 e 600 cintilografias, por mês. "Este é o segundo [cintilógrafo] entregue na rede pública nacional. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h ao meio dia".

Em virtude de um problema cardíaco crônico, Maria das Graças Silva, precisou se aposentar. Ela conhece o serviço do Hospital Ana Nery e ficou ainda mais satisfeita ao saber da chegada do novo equipamento. "Acho o Ana Nery um hospital modelo, tanto quanto o [Hospital] do Subúrbio. Além de cirurgia, já fiz diversos exames como Raio-X e ultrassonografia".

Maria também disse que seu pai tem arritmia cardíaca e colocou um marca-passo no Ana Nery. "Agora, com este novo equipamento, fico feliz. Meu pai ou até eu mesma posso precisar. Só Deus é quem sabe". Ela estava na unidade acompanhando uma amiga cardiopata.

Eficiência

O ministro Arthur Chioro afirmou que o serviço oferecido por meio do SUS, na Bahia, é tão eficiente quanto o de outros centros especializados do país. "É um exemplo de que o SUS não está trabalhando apenas na perspectiva de oferecer à população o atendimento básico por meio do [programa] Mais Médicos, mas também está cuidando do conjunto de necessidades da população, que vai da assistência médica até a alta tecnologia colocada a serviço da população baiana".

Segundo o secretário Washington Couto, todos os serviços existentes no Ana Nery, como o de tomografia, ressonância magnética e ecocardiograma, "são equipamento de ponta, oferecidos nesta unidade, que é referência em cardiologia, nefrologia e vascular". Na rede privada, uma cintilografia custa em média R$ 1 mil.

Secom
Ana Nery/inaugura cintilografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário