quarta-feira, 11 de março de 2015

Interrupção no fornecimento Fluor-18 no Brasil

Em entrevista à Agência Brasil de Notícias, presidente da SBMN esclarece impacto do desabastecimento no País


O fornecimento da substância conhecida como “Fluor-18”, um radioisótopo utilizado como matéria-prima para realização do PET-CT, um dos mais importantes exames diagnósticos empreendidos pela medicina nuclear, está interrompido no Brasil.
 
Isso ocorre devido a paralisação dos funcionários do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), órgão responsável pela da produção deste material, que teve início nesta semana de 9 de março. Em nota enviada aos serviços de medicina nuclear do País o Centro de Radiofarmácia do IPEN lamentava noticiar o desabastecimento de Fluor-18.
 
Em entrevista à Agência Brasil de Notícias (Empresa Brasileira de Comunicação), a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), por meio de seu presidente, Claudio Tinoco, esclareceu quanto aos impactos do desabastecimento do Fluor-18. Ele estima que mais de 2 mil exames PET-CT deixaram de ser feitos. “Anualmente, são feitos cerca de 100 mil exames PET-CT. O Flúor-18 dura somente duas horas, é impossível tê-lo armazenado na clínica e o fornecimento precisa ser diário para garantir o serviço”, explicou à Agência Brasil. (LEIA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA)
 
​Ainda na matéria, “o responsável pelo Centro de Radiofarmácia do Ipen, Jair Mengatti, disse que os funcionários pararam em protesto pela falta de recursos para pagamento dos insumos importados e nacionais e pela interrupção de gratificação dos trabalhadores”.
 
Mais informações
Podem ser impactados os exames diagnósticos via PET-CT oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de câncer de pulmão de células não-pequenas; câncer colorretal com metástase exclusivamente hepática com potencial ressecável e linfomas de Hodgkin e não Hodgkin.  
Já por vias da saúde suplementar devem ser impactados as análises via PET de nódulo pulmonar solitário, câncer de mama metastático, câncer de cabeça e pescoço, melanoma e câncer de esôfago.  
 
Entenda o que é o PET-CT
Por meio da fusão de imagens de tomografia computadorizada convencional (CT, do inglês computed tomography) ao PET (do inglês pósitron emission tomography), originou-se o método híbrido ao qual se denomina “PET/CT”.
PET-CT é uma tecnologia que utiliza os radiofármacos e atua como ferramenta de diagnóstico e estadiamento de doenças, podendo também registrar a resposta de um determinado tumor aos tratamentos cirúrgico ou quimio-radioterápico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário