sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Palestra gratuita com pesquisador suíço abordará aplicações fundamentais do exame de PET/CT


O PET/CT – também conhecido como PET-Scan – é um dos mais modernos equipamentos utilizados em imagens médicas de última geração. Realizado pela Medicina Nuclear e aplicado principalmente nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia, o equipamento pode ser fundamental para diagnósticos e seguimentos de alta precisão. Para muitos, no entanto, as possíveis aplicações deste tipo de exame ainda não são totalmente conhecidas.
Para elucidar os inúmeros benefícios da técnica, o InsCer e a multinacional General Eletric promovem neste mês, gratuitamente, a palestra “Quando o PET/CT é fundamental?”, com a participação do renomado pesquisador Prof. Dr. Gustav Von Schulthess, médico nuclear e diretor do Departamento de Medicina Nuclear do Hospital Universitário de Zurique, Suíça. Von Schulthess é referência mundial em PET, pioneiro também no uso clínico de PET-RM e autor de mais de 400 publicações sobre o tema. O evento ocorre no dia 21 de setembro, entre 13h30 e 15h, no anfiteatro Ir. José Otão (Avenida Ipiranga, 6690, 2º andar do Hospital São Lucas da PUCRS). Não há necessidade de inscrição prévia e será fornecido um certificado de participação. A palestra, proferida em inglês, é voltada a médicos e profissionais em medicina nuclear, oncologia, radiologia, radioterapia, hematologia, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço, entre outros e estudantes da área da saúde.
Os organizadores do evento, Prof. Dr. Bruno Hochhegger e Dra. Cristina Matushita, responsável pela Medicina Nuclear do InsCer, atuam com alta tecnologia em diagnóstico com o uso de PET/CT e também de SPECT no Centro de Imagem (CIM) do Instituto. No CIM, pacientes podem realizar o exame através de convênios ou de forma particular, contando no exame com radiofármacos produzidos na própria estrutura. Para Cristina, a presença de um professor tão renomado será bastante esclarecedora a quem já atua ou pretende atuar com essa modalidade. “Como pioneiro na área, o professor nos trará os avanços em relação à detecção precoce, estadiamento tumoral e monitoramento de terapias, entre outros diversos aspectos”.
Além disso, a médica ressalta que os avanços contribuem cada vez mais com a transferência de tecnologia também para o Sistema Único de Saúde, já que recentemente o Ministério da Saúde publicou três portarias que incorporam ao SUS o exame de PET-CT para a avaliação de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células, metástase hepática de câncer colorretal e linfomas. “Quanto mais elucidarmos as aplicações do PET, mais poderemos contribuir com a população em geral, diagnosticando com precisão e monitorando os pacientes da maneira mais eficaz”, ressalta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário