domingo, 13 de setembro de 2009

Câmara dos Deputados discute a falta de tecnécio-99m - 02/09/2009

Crise


No dia 1º de setembro de 2009, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, por iniciativa do deputado Eleuses Paiva (DEM-SP), promoveu audiência pública para tratar da disponibilidade de molibidnênio-99 e tecnécio-99m. No encontro, estiveram presentes o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves; o superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Nilson Dias Vieira; o presidente da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN), dr. José Soares Jr; o diretor do Centro de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Carlos Alberto Buchpiguel; e o presidente do Conselho Consultivo da SSBBMN, dr. Adelanir Barroso.
Segundo representantes da SBBMN, a situação é desesperadora. Pela falta do produto e por não haver uma ação efetiva do Brasil para resolver o problema a curto prazo.
O dr. José Soares Jr. alertou para o fato de que a crise representa grande prejuízo a milhares de pacientes que estão deixando de fazer seus exames. Além dos prejuízos financeiros enfrentados pelos profissionais da Medicina Nuclear. Insistiu que a crise deve ser tratada como problema de saúde pública, o que exige mobilização de recursos financeiros e humanos imediatamente. Reforçou que a Cnen deve insistir na possibilidade da Argentina fornecer quantidade maior de molibdênio-99, enquanto não estiver em funcionamento o reator brasileiro. “Essa é a alternativa mais concreta e rápida para melhorar o abastecimento no país”, enfatizou o médico.
“Precisamos ter outros locais para importar para não ficarmos reféns de apenas um país, um só produtor. Além disso, carecemos de um reator. Os que existem mundo a fora têm mais de 50 anos de vida”, disse dr. Adelanir Barroso. Para o dr. Carlos Buchpiguel, o impacto nos procedimentos diagnósticos tem sido constante. O Hospital das Clínicas reduziu o atendimento em 70%, além das pesquisas e estudos que são realizados. “Tivemos que cancelar dois convênios com universidades estrangeiras. Todos perdem, não só os alunos", afirmou o médico.
Segundo Odair Gonçalves, o governo tem se esforçado para resolver o problema em longo prazo, através da implementação de um reator. “Criamos uma comissão com 150 pessoas. Ainda não temos um projeto, por isso não podemos captar recursos para a efetiva construção. No entanto, o programa prevê que, em 2016, já teremos este e outros problemas resolvidos”, frisou. Comentou a questão financeira com recentes alterações de preços e a busca por novas parcerias comerciais. “Os radiofármacos representam 60% do orçamento da CNEN. Neste ano, houve um aumento de 140% do valor do produto. Estamos estabelecendo contatos com vários países. Irei à Austrália para tentar alguma negociação. É uma crise mundial e nos pegou despreparados. Na verdade, os problemas já existiam desde 2007, mas agora a situação chegou ao extremo”, finalizou.
O deputado Eleuses Paiva falou sobre situações que tem vivido em seu trabalho, como médico nuclear. “Somos obrigados a protelar cada vez mais as consultas e os atendimentos. Se antes demoravam em média 60 dias para serem realizados, agora já estão na casa dos 3 a 4 meses. O que diremos para as pessoas? O governador José Serra costuma dizer que a arte de governar é escolher prioridades. Parece-me que este governo tem deixado a Saúde em segundo plano. Irei discutir com meu partido a construção do reator, a dotação orçamentária para isso. Caso não seja tomada uma atitude política, não conseguiremos solucionar as crises futuras”, frisou.
O deputado Germano Bonow (DEM-RS) questionou a mesa sobre o andamento da situação e as possíveis soluções: “Fico envergonhado, como brasileiro, ao saber que dependemos de um país vizinho para suprir nossas carências. Devemos levar em conta o envelhecimento da população, assim como o aumento dos problemas cardiovasculares e oncológicos”.

Na foto: Adelanir Barroso, José Soares Jr., Odair Gonçalves, Eleuses Paiva, Nilson Vieira e Carlos Alberto Buchpiguel (esq/dir).
Dr. Carlos Alberto Buchpiguel
Odair Dias Gonçalves - CNEN
Mesa audiência tecnécio
Fonte: Texto e Fotos - Assessoria de Imprensa do Deputado Eleuses Paiva


Link original: http://www.sbbmn.org.br/v3/sbbmn.php?modulo=noticias&id_not=261

Nenhum comentário:

Postar um comentário