domingo, 27 de setembro de 2009

Falta de material radioativo prejudica exames médicos no Brasil - Jornal da Globo em 03/06/09

O material radioativo em falta é o Molibdênio-99, usado em exames de diagnóstico por imagem para identificar principalmente tumores de câncer, risco de infarto e problemas no cérebro.



O paciente Arnaldo Campos Júnior viajou quatro horas, de Sacramento em Minas Gerais, para Barretos, no interior de São Paulo. Veio tratar de um câncer, mas não conseguiu fazer o exame que precisava, por falta de material. "Já se torna difícil conseguir a ambulância. Chegando aqui pela falta do medicamento, fica tudo a perder e eu estou sentindo dor e até quando vai isso?", se pergunta.

O material radioativo em falta é o Molibdênio-99, usado em exames de diagnóstico por imagem para identificar principalmente tumores de câncer, risco de infarto e problemas no cérebro.

No exame, conhecido como Cintilografia, a substância é injetada ou ingerida pelo paciente junto com medicamentos. A radiação captada pelos equipamentos ajuda na formação da imagem de diagnóstico. "É utilizado para definir o tratamento, é utilizado para avaliar a extensão da doença e depois no acompanhamento da doença para avaliar também a resposta ao tratamento, se está evoluindo bem, se a doença está regredindo ou aumentando", explica o oncologista, Sérgio Serrano.

O Hospital de Câncer de Barretos só tem material radioativo para fazer exames até sábado. Estão sendo priorizados os casos de gravidade extrema. Todos os exames marcados para a semana que vem foram suspensos.

Segundo o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo, o fornecimento foi interrompido por causa de um problema com o fabricante no Canadá.

O reator da empresa, o único fornecedor do "Molibdênio-99" para o Brasil, teria sido desligado depois de um defeito de funcionamento. Por ser um elemento instável, o Molibdênio perde rapidamente o príncipio da radioatividade e só pode ser armazenado por, no máximo, duas semanas.

Na capital paulista, quatro hospitais já sentem a falta do material. "É extremamente difícil para o país inteiro. O país está parado em termos de medicina nuclear", afirma o chefe do Departamento de Medicina Nuclear do HC de Barretos, Euclides da Rocha.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares informou que na semana que vem, o Brasil deve importar a substância da Argentina, onde o material também é produzido, para tentar suprir parte da demanda de exames.
 
 
Link original: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1182191-16021,00-FALTA+DE+MATERIAL+RADIOATIVO+PREJUDICA+EXAMES+MEDICOS+NO+BRASIL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário