domingo, 13 de setembro de 2009

Reunião da SBBMN com o Ministro da Ciência e Tecnologia sobre a crise de desabastecimento de Molibdênio-Tecnécio no Brasil. - 19/08/2009


No dia 12 de agosto de 2009, em audiência no gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Sérgio Rezende, a SBBMN, representada pelo seu presidente Dr. José Soares Jr e pelo presidente do Conselho Consultivo Dr. Adelanir Barroso, pode discutir os problemas envolvidos com a crise gerada pela falta de Molibdênio-99 / Tecnécio-99m.


A reunião foi marcada pelo Senador Tião Viana, que acompanhou os representantes da SBBMN, tendo feito inicialmente uma pequena exposição dos motivos sobre sua preocupação como senador e médico em função da dificuldade de atendimento à população no que se refere a exames que necessitam do uso do Tecnécio-99m.
O Dr. José Soares Jr enfatizou o reconhecimento da SBBMN quanto aos esforços do governo na tentativa de minimizar a crise, ressaltou ainda a liberação da nova Tabela SUS, pelo Ministério da Saúde, que visa recompor os custos do aumento de 70% praticado pela CNEN desde fevereiro de 2009, ponderando a necessidade da aplicação retroativa desta tabela a fevereiro, pois os pacientes do SUS nunca deixaram de ser atendidos, apesar do aumento do custo dos exames.
A exposição dos fatos e motivos da crise, feita pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, demonstrou sensibilidade quanto à necessidade de contratação de recursos humanos para a radiofarmácia do IPEN, relatando inclusive a existência de estudos adiantados junto ao Ministério do Planejamento, o que funcionou como fator tranquilizador.
O Presidente da CNEN, Dr. Odair Gonçalves, também presente à reunião, confirmou a forte possibilidade de ter a África do Sul fornecendo Molibdênio-99 para o Brasil junto com a Argentina, de forma mais acentuada e duradoura.
Perguntado sobre a possibilidade de importar geradores prontos de Tecnécio-99m, o Dr. Odair Gonçalves disse concordar com a mesma, desde que seja demonstrada a possibilidade de existir esses geradores no mercado a preços aceitáveis. O presidente do Conselho Consultivo da SBBMN ponderou ter conhecimento de que a empresa IBA, da Bélgica, poderia fazê-lo e que iria tentar encaminhar à CNEN carta da própria IBA oferecendo tais geradores.
O presidente da CNEN concordou em analisar e, se necessário, adquirir os geradores através do IPEN, durante a crise da falta do Tecnécio-99m, para distribuir aos serviços de medicina nuclear do país em complementação a squeles montados no IPEN, evitando assim que a falta de expertise e poder de negociação dos serviços de medicina nuclear isolados dificultem esta importação e/ou aumentem o preço demasiadamente.
Durante a reunião, foi ressaltado o grande progresso ocorrido desde a reunião da CNEN com a comunidade de médicos nucleares e profissionais de saúde relacionados a essa especialidade, que ocorreu na sede do IPEN, em São Paulo, em 30 de julho de 2009.
Quanto ao Reator Nuclear Multipropósito Brasileiro, o Ministro da Ciência e Tecnologia, além do Senador Tião Viana e do presidente da CNEN, se mostraram entusiasmados com a idéia de sua construção, tanto quanto a SBBMN, já que a presente crise evidenciou de forma nítida a necessidade do Brasil possuí-lo, tanto para produção de radioisótopos de uso médico quanto para o restante do programa nuclear brasileiro.
Encerrando a reunião que transcorreu em clima de profundo respeito e objetividade, a SBBMN agradeceu a todos os envolvidos na tentativa de solução da presente crise, comunicando ao Ministro o interesse da SBBMN em publicar relatório com o teor da reunião, fato que foi prontamente autorizado.
O Dr. José Soares perguntou ainda como estavam os contatos diplomáticos e negociações com a Argentina no sentido de haver um aumento na produção de Molibdênio-99 para o Brasil, pois acredita que este seria o caminho mais rápido, viável e duradouro para o abastecimento brasileiro, enquanto o reator nacional estiver em fase de construção. O Dr. Odair Gonçalves respondeu dizendo que os contatos já haviam sido feitos e que aguardava uma posição formal da Comissão de Energia Atômica da Argentina nesse sentido.
Com perspectivas de minimizar e/ou resolver a crise em espaço de tempo menor do que se imaginava, encerrou-se a reunião.

José Soares Junior
Presidente da SBBMN

Adelanir Antônio Barroso
Presidente do Conselho Consultivo da SBBMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário