domingo, 13 de setembro de 2009

Reunião Interministerial do Governo Brasileiro sobre a Crise Mundial do Molibdênio-99 / Tecnécio-99m - 07/08/2009


Em 05/08/2009, ocorreu em Brasília, no Gabinete Pessoal do Presidente da República, reunião interministerial para tratar da Crise Mundial de Molibdênio-99 / Tecnécio-99m, sob coordenação do Sr. Swedenberger Barbosa, Chefe de Gabinete-Adjunto de Gestão e Atendimento da Presidência da República.
O Coordenador esclareceu que aquela era uma reunião de governo, solicitada pelo Presidente da República, contando com representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, da Casa Civil, da Ciência e Tecnologia, incluindo neste ministério a Presidência da CNEN. A SBBMN, por deferência especial, participou da mesma como convidada, representada pelo Presidente do Conselho Consultivo, Adelanir Barroso.
Após as explicações iniciais e da auto-apresentação dos participantes, o Dr. Odair Gonçalves, Presidente da CNEN, fez um relato áudio-visual dos fatos envolvidos na crise, muito similar àquele da última 5ª feira, 30/07/09, no auditório do IPEN-SP, em reunião da CNEN com os profissionais envolvidos com a Medicina Nuclear brasileira.
Durante a apresentação houve diversos questionamentos em relação a essa crise atual, a previsibilidade de soluções, aos esforços e possibilidades de ajuda da diplomacia brasileira, às alternativas de solução possíveis a curto, médio e longo prazo, tendo havido importante ênfase ao Projeto do Reator Multipropósito Brasileiro, o que nos daria auto-suficiência e poderia nos transformar em exportadores de radionuclídeos, além de viabilizar múltiplas ações no Programa Nuclear Brasileiro fora da área médica.
O Ministério da Saúde se manifestou sobre a nova tabela do SUS, em análise naquele ministério desde janeiro 2009, em resposta ao nosso questionamento sobre as dificuldades de se manter o atendimento ao SUS, desde fevereiro de 2009, após o aumento de 70% no preço dos geradores de Tecnécio-99m, determinado pela CNEN para os serviços de medicina nuclear do Brasil. Houve comprometimento do Secretário do Ministério, Dr. Reinaldo Guimarães, de encaminhar ao Gabinete Pessoal do Presidente da República, nos próximos dias, uma resposta a esta análise, com comunicação a SBBMN.
A equipe interministerial se mostrou sensível à crise a qual estamos vivendo em relação à falta de Tecnécio-99m no país, reconhecendo a necessidade de ações imediatas para enfrentamento da mesma, tendo sido criada uma Força Tarefa composta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - na pessoa do Presidente da CNEN, Dr. Odair Gonçalves e pelo Ministério da Saúde - na pessoa do Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Dr. Reinaldo Guimarães.
A Força Tarefa se reportará e terá o apoio logístico do Gabinete Pessoal do Presidente da República, com comunicações diretas a Presidência da República, que está envolvida na solução do problema, além de manter informada a SBBMN.
A SBBMN solicitou e houve concordância do grupo interministerial quanto à nossa reivindicação de existirem ações governamentais de maior esclarecimento à população sobre as dificuldades enfrentadas atualmente pela Medicina Nuclear brasileira, incluindo explicações, através da mídia, sobre os problemas de agendamento dos exames nesta época de crise.
As perspectivas ao final da reunião foram animadoras, sendo abordadas diversas alternativas de ações comerciais e ou governamentais para minimizar o problema no mais curto espaço de tempo possível, além de buscar-se a solução definitiva da auto-suficiência nacional com a construção do Reator Multipropósito Brasileiro.
A ausência do Presidente da SBBMN, Dr. José Soares, foi justificada ao Coordenador da reunião, devido a compromissos inadiáveis previamente agendados na cidade de São Paulo, também envolvendo ações para solução da crise.
Após mencionar as grandes dificuldades encontradas pelos serviços para atendimento aos pacientes devido à falta de material radioativo e com o aumento dos custos dos mesmos, a SBBMN agradeceu a oportunidade de participar da reunião, reconhecendo a importância das ações propostas e das diretrizes traçadas.

Adelanir Antonio Barroso
Presidente do Conselho Consultivo da SBBMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário