terça-feira, 15 de setembro de 2009

Reportagem publicada em 07/05/08 - 14h30! Não deixem de comentar!

Programa nuclear brasileiro ganha impulso em várias frentes

Rio de Janeiro, 7 mai (EFE) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou hoje um plano de ação de seu ministério para o programa nuclear brasileiro que inclui a construção de um submarino e de várias usinas térmicas para gerar eletricidade.

As frentes do projeto foram planejadas até 2010, destacou o ministro.

Segundo ele, todo o programa nuclear brasileiro passou a ser discutido de maneira mais aberta pelo Governo federal.

"O presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) está em vias de assinar um decreto para criar o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro", explicou.

A iniciativa pretende promover o enriquecimento de urânio; planejar novas usinas termonucleares a serem construídas até 2030; e ampliar a capacitação de profissionais para o uso da medicina nuclear.

O Governo tem uma agenda de discussão de vários meses, antes de tomar decisões sobre as novas usinas nucleares e onde serão construídas, explicou.

"A energia nuclear é competitiva e tem um custo mais baixo que a gerada a diesel e carvão", afirmou.

O plano inclui fortalecer a Comissão Nacional de Energia Nuclear, completar a primeira fase de uma Usina de Enriquecimento de Urânio, aumentar a produção e prospecção de mineral de urânio e fabricar componentes para os estabelecimentos nucleares.

Também contempla o desenvolvimento de uma Empresa Brasileira de Radiofármacos e a criação de um reator de pesquisa multipropósito, entre outras áreas.

O Plano de Ação 2007-2010 inclui no total investimentos de R$ 41 bilhões até 2010 para custear capital de projetos, sem incluir salários e contratações, destacou Rezende.

O objetivo é passar de um investimento na área de ciência e tecnologia equivalente a 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB) até 1,5%, assinalou.

"É uma novidade no cenário do Brasil e temos confiança em que o plano será executado em grande parte", assinalou.

Na área nuclear, pretende-se aproveitar suas reservas comprovadas de urânio, que são as sextas maiores do mundo, mas têm potencial para serem as terceiras.

O país já domina o ciclo tecnológico completo do enriquecimento de urânio, através das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Agora, se propõe a "intensificar a produção de combustível nuclear", assinalou.

"Queremos ter essa usina em 2010 com domínio industrial completo de todo o ciclo de enriquecimento de urânio", explicou.

Segundo um plano da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Governo estuda construir quatro usinas nucleares com capacidade de mil megawatts cada e que entrariam em operação gradualmente até 2030.

O ministro se disse confiante em que este mesmo ano começará a construção da usina nuclear Angra 3, em Angra dos Reis (RJ).

Sobre o submarino nuclear, Rezende disse que há "estudos avançados" e discussões com outros países que já dominam a área, para alcançar um programa de transferência de tecnologia. EFE


Link original: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL456752-5602,00-PROGRAMA+NUCLEAR+BRASILEIRO+GANHA+IMPULSO+EM+VARIAS+FRENTES.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário