segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Distribuição de radiofármacos - atualizado em 07/12




O Ipen distribuiu 60 de geradores de tecnécio produzidos a partir de molibdênio proveniente da África do Sul no dia 2 de dezembro. Foram importados pelo instituto 16 geradores de maior atividade (1.500 e 2.000 miliCurie, já prontos para uso, com distribuição no dia 3 de dezembro, quinta-feira.

A remessa de molibdênio proveniente da Argentina chegou ao Brasil no dia 5 de dezembro, sábado e a produção e distribuição dos geradores ocorreu na mesma data. Essa produção atende a aproximadamente 30% da demanda e corresponde a um excedente daquele país, que produz molibdênio para seu consumo interno.

Também no dia 04 de dezembro, sexta-feira, o Ipen distribuiu gálio-67, com atendimento integral à demanda. O Instituto recebe o tálio-201 de dois fornecedores internacionais e efetua a produção e distribuição no dia 07/12. O radiofármaco é empregado em análises cardíacas e substitui em determinados casos o tecnécio-99m, cuja produção enfrenta uma crise mundial desde maio deste ano, devido à parada do reator canadense NRU e a problemas técnicos em outros reatores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário