segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Manutenção em reator altera distribuição de radiofármacos

A Gerência Comercial do Ipen enviou nota às clínicas e hospitais que utilizam geradores de tecnécio-99m informando sobre o calendário de distribuição do radiofármaco durante o período de manutenção do reator nuclear da Comisión Nacional de Energia Atômica (CNEA) da Argentina. A parada do reator argentino está prevista para janeiro de 2010 com retomada da distribuição do molibdênio-99 a partir de 5 de fevereiro. Antes dessa data, porém, não haverá distribuição na semana do Natal. O último fornecimento ocorrerá em 31 de dezembro, quarta-feira, com a atividade do material pré-calibrado para 3 de janeiro, domingo.

Não haverá alteração no fornecimento do molibdênio-99 produzido pela África do Sul e na distribuição dos geradores de tecnécio-99m provenientes de Israel. Na tentativa de minimizar a falta do material, o Ipen solicitou à MDS Nordion aumento no fornecimento de tálio-201, utilizado em substituição para exames de análise da função cardíaca.

A paralisação temporária do reator argentino amplia a escassez da matéria-prima essencial para a produção dos geradores de tecnécio-99m: o molibdênio-99. A crise mundial na produção do molibdênio-99 foi agravada desde o final de maio de 2009 com a parada do reator nuclear canadense que produzia o radioisótopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário