quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Fornecimento de geradores de 99Mo-99mTc em janeiro de 2010

Comunicado importante


Como é do conhecimento de todos, a Argentina interromperá a produção de Molibdênio durante 4 semanas a partir da segunda semana de janeiro de 2010, devido à manutenção do reator. O material proveniente da Argentina corresponde a aproximadamente 30% da demanda semanal nacional e sua interrupção causará uma queda considerável na oferta ao mercado brasileiro. Em reunião com o IPEN/CNEN, a SBBMN solicitou que fossem tomadas todas as medidas a fim de que a maior quantidade possível de geradores pudesse ser oferecida aos usuários durante o período no qual a Argentina não produzirá 99Mo. Várias alternativas foram buscadas por parte do IPEN/CNEN com intuito de prover o mercado com a maior quantidade possível de geradores. Contudo, o material previsto não atende toda a demanda nacional. Por isso, a SBBMN, ciente das dificuldades enfrentadas e do empenho dos profissionais do IPEN em concluir os acordos internacionais para fornecimento de geradores ao país, os quais serão provenientes da IBA (geradores prontos), de Israel (geradores prontos) e da África do Sul (99Mo), preparou este boletim que tem por finalidade trazer algumas informações pertinentes a este período e principalmente alertar e pedir a colaboração de todos no sentido de compreenderem as deliberações do IPEN referentes à distribuição semanal do referido material, pois temos a certeza de que a distribuição será feita da forma mais democrática possível.

- Mesmo com a obtenção de um número significativo de geradores no mercado internacional, a oferta será menor que a demanda e, por isso, haverá a necessidade de estabelecer um rodízio na distribuição do material entre os usuários. O IPEN estabelecerá a logística deste rodízio, que depende da confirmação semanal da quantidade de material que chegará ao país (seja na forma de geradores prontos quanto de 99Mo para ser fracionado).

- Alguns geradores têm a calibração para Molibdênio-99, o que na prática significa uma atividade menor em Tecnécio.

- Os geradores prontos serão transportados em vôos diários, na quantidade máxima de 4 geradores por vôo (norma internacional IATA). Este fato dificulta bastante a logística de liberação dos geradores e distribuição dos mesmos. Isto significa que todos os dias o IPEN estará recebendo e distribuindo geradores. Desta forma, o gerador semanal ou quinzenal que couber a um usuário poderá ser entregue em um dos dias da semana (segunda a sábado).

- A SBBMN se empenhou para que as informações referentes ao recebimento de geradores (quantidades aproximadas e datas de recebimento previstas) sejam fornecidas às clínicas pelo IPEN com antecedência mínima que permita com que se possa programar o agendamento dos pacientes no período.

- Informações detalhadas sobre o abastecimento de 99mTc neste período, que compreenderá 4 semanas consecutivas (de 11 de janeiro a 7 de fevereiro de 2010), serão fornecidas pelo IPEN/CNEN oportunamente.

- O IPEN está se empenhando para aumentar a oferta de tálio-201 neste período.

- A expectativa para fevereiro, a partir da segunda semana do mês, é bem mais promissora.

- A SBBMN agradece a compreensão de todos e espera que possamos juntos atravessar e superar mais este difícil período,

José Soares Jr – Presidente da SBBMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário