terça-feira, 15 de março de 2011

Japão pode distribuir iodo perto de usinas nucleares

12/03/2011 14h18 - Atualizado em 12/03/2011 14h18

Iodo pode ser usado para ajudar na proteção contra câncer na tireóide. Neste sábado, houve vazamento de radiação do reator nuclear de Daiichi 1.

Autoridades japonesas disseram aos agentes de inspeção nuclear da ONU que estão preparando uma distribuição de iodo às pessoas que moram perto das usinas nucleares afetadas pelo forte terremoto de sexta-feira, segundo a agência da ONU, em Viena.

O iodo pode ser usado para ajudar na proteção contra câncer na tireóide, para o caso exposição radioativa em um acidente nuclear.

Após o desastre de Chernobyl, em 1986, milhares de casos de câncer de tireóide foram registrados em crianças e adolescentes, expostas no momento do acidente. Mais casos são esperados.

Neste sábado, houve vazamento de radiação do instável reator nuclear japonês de Daiichi 1, depois de uma explosão ter arrebentado o telhado da instalação após o terremoto de sexta-feira. O governo insistiu que os níveis de radiação eram baixos.

Segundo a agência de notícias japonesa Jiji, três trabalhadores sofreram de exposição radioativa perto da usina de Fukushima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário