terça-feira, 15 de março de 2011

Japão tenta evitar "novo Chernobyl" após terremoto

O maior temor é de um grande vazamento de radiação do complexo em Fukushima, localizado a 240 km ao norte de Tóquio, onde os engenheiros têm lutado desde o fim de semana para evitar o colapso de três reatores. Os engenheiros trabalham desesperadamente para resfriar as barras de combustível nuclear na usina. Se não conseguirem, os recipientes que abrigam o núcleo poderão derreter, ou até mesmo explodir, liberando material radioativo na atmosfera.


Todos os horários são locais

Sexta

19:46 Governo japonês revela que há um problema de resfriamento na usina nuclear TEPCO's Fukushima Daiichi, na costa nordeste, que suportou o impacto do terremoto e do tsunami.

21:55 Governo diz que radiação vazou de um dos reatores da usina

Sábado

10:07 TEPCO começa a liberar pressão no reator número 1.

17:47 Explosão e vazamento de radiação no reator 1 são confirmados pelo governo. Mais tarde foi revelado que uma parte da estrutura de concreto desabou, mas o recipiente reator ainda estava intacto.

20:43 TEPCO planejou encher o reator que registrou vazamento com água do mar e ácido bórico para resfriá-lo e reduzir a pressão na unidade

Domingo

Aproximadamente 110 mil pessoas evacuaram um raio de 20 km nos arredores do complexo

23:37 Água do mar foi injetada nas unidades dos reatores 1 e 3, para resfriar e reduzir a pressão dentro do reactor através de contêiners de navios. TEPCO também se preparou para introduzir a água no número 2.

Segunda

11:11 Imagens da imprensa local mostram fumaça oriunda do reator número 3 se elevando. Posteriormente, governo confirma uma explosão de hidrogênio.

14:40 Imprensa local relata que sistema de resfriamento no reator 2 teve falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário