terça-feira, 29 de outubro de 2013

SBMN participa das audiências públicas sobre o RMB


Com objetivo de debater junto à sociedade civil, especialistas e demais interessados, sobre a implantação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), foram realizadas três audiências públicas no mês de outubro, nas quais foram apresentados os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referentes ao projeto do RMB.
As reuniões contaram com coordenação de representantes do Ibama, da equipe técnica da consultoria responsável pela elaboração do EIA e RIMA, de membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A SBMN esteve representada pelo presidente Celso Darío Ramos, e pelo 1º tesoureiro, George Barberio Coura Filho.
A primeira audiência aconteceu no dia 22, em Iperó (SP), município escolhido para receber o empreendimento, a ser instalado em terreno ao lado do Centro Tecnológico da Marinha de Aramar.  Em 23 de outubro, foi a vez de Sorocaba (SP) sediar as discussões. Em ambas as ocasiões a maior parte dos participantes foi formada pelo público leigo em geral, o que rendeu um extenso debate de mais de três horas em cada dia acerca do Reator.
Presente em Sorocaba, o presidente da SBMN, Celso Darío Ramos, buscou esclarecer ao público quanto às diferenças existentes entre um reator e uma usina nuclear, bem como ponderar os benefícios à saúde, nos campos diagnóstico e terapêutico de doenças como cânceres e tireoide, provenientes do RMB. Darío também pontuou o papel do RMB na conquista da autossuficiência do País na produção de radioisótopos, além dos impactos em termos de avanços em pesquisas científicas. Na ocasião, Ramos cedeu entrevista à TV Tem (Globo local), que pode ser assistida aqui.   
Já no dia 24, em São Paulo (SP), o debate foi realizado no auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Diferentemente das outras audiências, o público foi formado, em sua maior parte, por especialistas. O presidente da Sociedade, Celso Darío Ramos, ressaltou a importância de estabelecer um diálogo claro e transparente com a população acerca do Reator Multiprósito Brasileiro. Ao participar das outras discussões, Ramos percebeu que há ainda um desconhecimento das pessoas quanto ao uso da energia nuclear no campo da medicina.
A contar de 24 de outubro, data da última audiência pública, o Ibama receberá comentários, manifestações e sugestões por um prazo de 15 dias úteis. Estes deverão ser anexados ao respectivo processo administrativo de licenciamento do empreendimento, que segue em análise pelo Instituto, conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) n.o 173, Seção 3, pág. 185, em 06 de setembro 2013.
Neste período a SBMN irá enviar comentários com a finalidade de endossar a importância do RMB para o País, tanto no âmbito da saúde e medicina, quanto para a produção de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário