quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Secretário Rodrigo Garcia visita o Ipen

Fonte: Site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) é responsável pela distribuição de radiofármacos utilizados em medicina nuclear a mais de 300 clínicas e hospitais do País 

SDECT
Visita do Secretário Rodrigo Garcia ao Ipen com Dr. Bressiani


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, visitou nesta terça-feira (22/10), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), onde foi recepcionado pelo superintendente, Dr. José Carlos Bressiani e pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Dr. Ângelo Fernando Padilha. O encontro contou com a apresentação das principais ações do Instituto e visita ao Centro de Radiofarmácia, responsável pela produção demedicamentos com finalidade diagnóstica e terapêutica, usados pela medicina nuclear em diversas doenças, entre elas, o câncer.

Na ocasião, Rodrigo Garcia, falou sobre a importância da ciência e inovação para o desenvolvimento do Estado e explicou as principais metas de sua gestão. “Vou criar uma agenda institucionalizada com as prioridades da Secretaria, entre elas, a instalação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite), que além de um articulador de diversas iniciativas do governo paulista, também norteará eixos estratégicos para o investimento de recursos públicos em pesquisas”, completa. 

A reunião também contou com a participação de outros representantes do Instituto, entre eles, o diretor de Administração, Dr. José Antônio Dias Dieguez, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino, Dr. Marcelo Linardi, o diretor de Planejamento e Gestão, Dr. Willy Hoppe de Souza e a gerente de Garantia da Qualidade, Dra. Elaine Bortoleti de Araújo. 

Sobre o Ipen 

Ipen é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Ecômico, Ciência e Tecnologia. Está localizado na Cidade Universitária, em uma área de 500.000 m². É gerenciado técnica, administrativa e financeiramente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério Ciência e Tecnologia (MCT). 

O Instituto possui uma destacada atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas: aplicação das radiações e radioisótopos, reatores nucleares, ciclo do combustível, radioproteção e dosimetria. Estes setores proporcionam avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país. 

O prédio do Ipen, também abriga uma das mais importantes incubadoras de empresas do País, o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia- CIETEC, um elo de ligação entre instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e a iniciativa privada. De acordo com Bressiani, ele incentiva o crescimento da economia brasileira. “O Cietec amplia o índice de sobrevivência e a competitividade de empresas, além de aumentar a geração de empregos e a capacidade de exportação de seus produtos”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário