terça-feira, 22 de outubro de 2013

Têm início hoje as audiências para debater reator nuclear


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul 

Evento promovido pelo Ibama começa às 19h30. Amanhã será em Sorocaba 

O comitê regional da Coalizão Contra Usinas Nucleares foi criado no sábado em Sorocaba com o objetivo de discutir a instalação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). A primeira ação do grupo está marcada para hoje, às 19h30, durante audiência pública organizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pólo Cultural da Secretaria de Educação de Iperó, na rua Luiz Rossi, 107, Jardim Irene. 

O sociólogo Bruno Franques, 34 anos, é integrante do comitê e definiu a instituição como "um movimento que articula a sociedade civil para o aprofundamento do debate e organização de ações de alerta sobre os perigos em torno da questão nuclear". "Foi aprovada a instalação de mais um reator nuclear, em Iperó, e por isso a nossa mobilização é imprescindível neste momento", comenta. 

Segundo Franques, os integrantes do comitê regional pretendem apresentar questões relacionadas à instalação do reator. "Iremos com camisetas e cartazes para protestar", diz. 

Estão agendadas três audiências públicas exigidas pela legislação no processo de licenciamento para a instalação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) em Iperó. As demais ocorrerão amanhã, às 19h30 no Auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), e na quinta-feira, às 19h30, no auditório do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo. 

O objetivo do governo federal é que Iperó tenha o maior reator nuclear de pesquisa do País. O equipamento será usado no ramo da medicina nuclear, para o diagnóstico e tratamento de cânceres, e nas pesquisas voltadas à agricultura, energia, ciência dos materiais e ao meio ambiente. O Ipenespera que o projeto entre em funcionamento no fim de 2018. 

O projeto prevê a construção do RMB em um terreno localizado no quilômetro 10 da estrada municipal Bacaetava-Sorocaba, em Iperó. A área tem o tamanho de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados e fica ao lado do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), em Aramar. 

No mês passado, o Ibama aceitou, para análise, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para a instalação do reator. A partir de agora, as audiências servirão para que a população possa posicionar-se sobre o empreendimento e o conteúdo do EIA/Rima.


Link original: http://www.ipen.br/sitio/?idm=179

Nenhum comentário:

Postar um comentário