quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sorocaba recebe audiência pública sobre instalação de reator nuclear

Especialistas, políticos e ambientalistas se reuniram por três horas.
Previsão é de que instalação do reator em Iperó seja finalizada em 2018.


Mais uma audiência pública para discutir a instalação de um novo reator nuclear multipropósito no Centro de Pesquisas Experimentais de Aramar, em Iperó (SP), foi realizada na noite desta quarta-feira (23) em Sorocaba(SP). O custo total da obra, prevista para ser finalizada em 2018, deve chegar a R$1 bilhão. O investimento é do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante cerca de três horas, especialistas em tecnologia nuclear, representantes da sociedade civil, políticos e ambientalistas discutiram o projeto que será voltado às pesquisas científicas nas áreas da saúde, indústria, agricultura e meio ambiente. Além de estudar a produção de elementos químicos e fontes radioativas, o quinto reator nuclear de pesquisa instalado no Brasil também vai ajudar a testar a irradiação de materiais e combustíveis nucleares.
Para Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, a instalação do reator é muito importante para a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos radioativos, chamados de radiofármacos que ajudam, por exemplo, nos exames de diagnóstico por imagem.
“Esses radiofármacos são usados para tratar diversas doenças, como por exemplo, o câncer de tireóide, em que a maneira mais eficaz de realizar o tratamento é por meio de um isótono radioativo de iodo", destaca.

Obras do novo reator nuclear multipropósito do Centro Experimental de Pesquisas da Aramar, em Iperó, estão previstas para serem finalizadas em 2018 (Foto: Reprodução / TV TEM)
Link original: http://www.sbmn.org.br/site/secao/visualiza/1069


Nenhum comentário:

Postar um comentário