terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Escassez de Mo-99 e implantação do RMB na imprensa nacional

O risco de desabastecimento do molibdênio-99 no mundo e a implantação do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) geraram grande repercussão na imprensa nacional. Veículos como Portal G1, Rádio CBN Total, Rádio Estadão.ESPN e Painel do Leitor, do jornal Folha de S. Paulo, citaram a posição da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) sobre os temas.

No artigo Médico apoia construção de reator nuclear no Brasil, publicado no Painel do Leitor, da Folha de S. Paulo, o presidente da SBMN, Celso Darío Ramos, declarou que “a fragilidade enfrentada no mundo em relação à escassez do molibdênio-99 é um perspectiva real e iminente”. Ainda de acordo com ele, “ainda há um desconhecimento da população em relação à importância da implantação de um Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para que o País possa garantir a demanda por radiofármacos”. O texto refere-se ao editorial Remediação Nuclear, emitido no mesmo jornal.

Confira também a matéria Mundo pode sofrer escassez de material radioativo para medicina, publicada no Portal G1, que contou com a participação de diretores da SBMN, e a entrevista com o vice-presidente da entidade, Claudio Tinoco, para a Rádio CBN Total sobre o Mercado concentrado aumenta o risco de desabastecimento de matéria-prima radioativa usada em exames médicos.Também houve repercussão na Rádio Estadão.ESPN, sendo fonte o diretor George Coura Filho.

Link original: http://www.sbmn.org.br/site/secao/visualiza/1121

Nenhum comentário:

Postar um comentário