segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SBMN participa de reunião mundial sobre escassez de molibdênio-99

Nos dias 21 a 23 de janeiro, será realizada na França uma reunião com representantes de diferentes países, entre eles o Brasil, com intuito de discutir estratégias para conter uma possível crise de desabastecimento mundial do molibdênio-99 (Mo-99).
Juntamente com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), representada pelo titular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Isaac José Obadia, a SBMN estará presente por meio de seu vice-presidente, Cláudio Tinoco.
Assim como a SBMN, a CNEN já vem se preocupando com esta possível escassez do molibdênio 99 e tomando algumas medidas. Em junho de 2013, a Comissão organizou em sua sede, no Rio de Janeiro, o "Workshop Estratégia Nacional para Garantir Fornecimento de Molibdênio 99 (Mo-99) no País." No evento, estiveram reunidos segmentos relevantes na construção de uma estratégia nacional para enfrentar uma possível crise de fornecimento do molibdênio 99, como órgãos públicos, associações de classe, financiadores e usuários dos serviços de saúde que envolvem radiofármacos.
O reator do Canadá voltou a funcionar e a crise de 2009 foi contornada. A situação, porém, criou a expectativa de se garantir ao Brasil independência na produção de radioisótopos, por meio da implantação de um Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que tornará isso possível. O empreendimento, a cargo da CNEN, deverá entrar em funcionamento nos próximos anos, no município de Iperó, no interior de São Paulo.
Porém, o RMB ainda não estará funcionando em 2016, ano no qual está prevista uma crise no fornecimento do molibdênio 99, de acordo com o Grupo de Alto Nível para Segurança de Fornecimento de Radioisótopos Médicos da Agência de Energia Nuclear da Organização para Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (HLG-MR/NEA/OECD).
Para a SBMN, o frágil cenário ocasionado pela dependência do Brasil pela importação do Mo99 reforça o fato de que o país necessita urgentemente da implantação de um reator, capaz de suprir a demanda nacional de radioisótopos.
Fonte: SBMN; Comunicação CNEN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário