terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SBMN lamenta morte de Verônica Rapp de Eston

Pioneira na medicina nuclear brasileira, a Profa. Dra. Verônica faleceu hoje, 21/01, aos 95 anos

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) informa sobre a morte de Veronica Rapp de Eston, aos 95 anos, em 21 de janeiro, em sua casa, na cidade de São Paulo.
Pioneira da Medicina Nuclear brasileira e uma das fundadoras da Sociedade, a Profa. Dra. Verônica colaborou com as pesquisas do professor Dr. Tede Eston de Eston (in memorian), seu esposo e fundador da entidade.
Juntos, introduziram a tecnologia de radioisótopos no Brasil, que se tornou o primeiro país da América do Sul a iniciar-se na ciência que viria a ser a Medicina Nuclear.
Em 1949, com o auxílio da Fundação Rockefeller, os Eston criaram o Laboratório de Isótopos da Cátedra de Química Fisiológica da USP, em salas cedidas por seu catedrático professor Jayme Cavalcanti. Ali ministraram os primeiros cursos de Metodologia de Radioisótopos e, durante 8 anos, geriram em nível nacional as atividades ligadas a radioisótopos.
Quando o laboratório se tornou pequeno, foi por eles planejado um instituto dedicado principalmente ao ensino e treinamento da nova tecnologia. O Centro de Medicina Nuclear, anexo à Faculdade de Medicina da USP, inaugurado em 25 de janeiro de 1959 e nomeado na época “instituição modelo para laboratórios de radioisótopos” pela Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos e a Agência Internacional de Energia Atômica. Em 14 de setembro de 1961, na sala de reuniões do Centro de Medicina Nuclear, foi fundada, pela iniciativa de Tede Eston e Verônica, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).  Ao completar 50 anos, em 2011, a SBMN homenageou Verônica por suas contribuições à medicina nuclear brasileira. 
A SBMN se solidariza à perda da família da Prof. Dra. Verônica Rapp de Eston.
As últimas homenagens poderão ser prestadas no Cemitério Horto da Paz - Rua Horto da Paz, 191 - Potuverá - Itapecerica da Serra - SP
Fone: (11) 4666-5067, com Velório Noturno a partir das 18 horas de hoje, 21/01, e Cerimônia de Cremação, amanhã, 22/01, às 11 horas.
São Paulo, 21 de Janeiro de 2014
Diretoria da SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA NUCLEAR (SBMN)
Foto/arquivo 50 anos SBMN: (Esq./Dir.) Celso Darío Ramos, presidente da SBMN; Verônica Eston, Anneliese Thom, e Carla Ono


Nenhum comentário:

Postar um comentário