quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SBMN apresenta panorama brasileiro da MN no encontro mundial da OECD Nuclear Energy Agency


Encontro da OECD Nuclear Energy Agency, que reúne representantes de todo o mundo para debater a manutenção do abastecimento do Molibdênio-99 termina hoje, 23/01, na França. O Brasil está representado pela CNEN e pela SBMN.
O vice-presidente da SBMN, Claudio Tinoco Mesquita, apresentou o panorama da medicina nuclear no Brasil aos participantes e reforçou que o Brasil tomou a decisão correta de construir um Reator Multipropósito. “A cada ano mais de 2 milhões de brasileiros realizam procedimentos de medicina nuclear que são essenciais para suas vidas. A empreitada que viabiliza por em prática o RMB permitirá que tenhamos autossuficiência na produção e distribuição dos isótopos médicos para a população brasileira, além de prover avanços no campo da ciência.
Tinoco informou que o projeto permitirá ainda que novos isótopos sejam produzidos e que se aumente a cobertura à população, pois no momento temos ainda uma subutilização dos procedimentos de medicina nuclear, com um alcance equivalente a metade do número de exames praticados pela nossa vizinha Argentina e um quinto da taxa de utilização dos Estados Unidos.
Os desdobramentos da reunião mundial da Organização de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD) serão publicados no site da SBMN (prévia) e a cobertura completa na “Medicina Nuclear em revista”. Acompanhe!
Foto/Legenda: (esq./dir.) Claudio Tinoco Mesquita,  vice-presidente da SBMN; Ron Cameron: Head of Nuclear Development for the OECD Nuclear Energy Agency; Isaac José Obadia:  Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).; Pavel Peykov : Analyst, Nuclear Development Division  OECD


Nenhum comentário:

Postar um comentário