segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Médico apoia construção de reator nuclear no Brasil

26/01/2014 04h41

A fragilidade enfrentada no mundo em relação à escassez de molibdênio-99, matéria-prima essencial para produção de radiofármacos, conforme retratado no editorial "Remediação nuclear" (21/1), é uma perspectiva real e iminente, para a qual temos buscado soluções de enfrentamento. 

Os radiofármacos são fundamentais no Brasil no campo da medicina nuclear, como ferramenta diagnóstica de diversas doenças (embolia pulmonar, infarto do miocárdio, câncer e outras). Ainda há um desconhecimento da população em relação à importância da implantação de um Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) para que o país possa garantir a demanda por radiofármacos. 

Assim, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear manifesta e reitera a importância estratégica do RMB para a saúde da população brasileira, porque propiciará a autossuficiência do país em radioisótopos para uso em medicina, favorecendo a disseminação de métodos diagnósticos seguros, não invasivos, de relativo baixo custo, e de tratamentos eficazes, que não podem ser substituídos por outros métodos. 

CELSO DARÍO RAMOS é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear 

Nenhum comentário:

Postar um comentário