sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fornecimento de isótopos: situação deve ser regularizada, conforme informou IPEN/CNEN


A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) informa a todos que a normalização do fornecimento de insumos da medicina nuclear pelo do Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), órgão responsável pela da produção deste material, deverá ser regularizada.
Preocupada com a situação extremamente fragilizada na qual se encontram os serviços – que devido ao desabastecimento estão impossibilitados de realizar exames - a Sociedade, por meio de seu presidente, Claudio Tinoco Mesquita, buscou esclarecimentos junto à CNEN – a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - autarquia federal, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por executar ações de pesquisa, desenvolvimento, promoção e prestação de serviços na área de tecnologia nuclear e suas aplicações para fins pacíficos – que rege o IPEN.
Novamente, uma paralisação de trabalhadores impactou no fornecimento de matéria-prima da Medicina Nuclear. Uma portaria causou a greve dos funcionários, pois previa a alteração do regime de trabalho do Instituto. Entretanto, a referida normativa foi suspensa pela CNEN.
Com isso, a expectativa é de que esta ação seja suficiente para interromper a greve e normalizar gradativamente o funcionamento do IPEN e a produção de isótopos. O IPEN deve emitir nova oficial no decorrer desta sexta-feira, dia 16 de outubro.
Em mensagem eletrônica enviada aos serviços de medicina nuclear no início da tarde de hoje, o Centro de Farmácia do IPEN/CNEN informou que “os geradores de tecnécio serão produzidos e disponibilizados com a seguinte configuração - Produção e remessa: sábado, dia 17/10; Calibração: segunda-feira, dia 19/10.
No primeiro semestre de 2015 houve uma paralisação do IPEN que derivou na interrupção no fornecimento Fluor-18 no Brasil. À época os funcionários pararam em protesto pela falta de recursos para pagamento dos insumos importados e nacionais e pela interrupção de gratificação dos trabalhadores”. Leia mais
Acompanhe os desdobramentos sobre a paralisação de funcionários do IPEN.
Atualização 16h: SBMN foi informada de que a greve terminou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário