terça-feira, 13 de outubro de 2015

Setor nuclear precisa avançar em pesquisas para superar crise econômica

Fonte Agência Gestão CT&I*08/10/2015

A capacidade do setor nuclear para superar a crise econômica está diretamente ligada a continuação e avanço das pesquisas sobre a energia no País, mesmo em meio as dificuldades. A avaliação é do presidente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Aquilino Senra, que elogiou o empreendedorismo dos atores que integram a área nuclear brasileira.
"Eu vejo a capacidade de articulação do setor nuclear brasileiro. O cenário financeiro atual não é muito favorável, mas a capacidade do setor nuclear de empreender nos motiva e, certamente, levará a uma transformação necessária para ampliação de todas as conquistas obtidas até o momento", afirmou Senra.
De acordo com dirigente, o desenvolvimento tecnológico sustentável do setor nuclear é um dos pontos que precisam ser debatidos no País, bem como suas diversas aplicações. Por isso, até esta sexta-feira (9), contribuições científicas e inovações tecnológicas serão compartilhadas pelo setor em três eventos: no 19º Encontro Nacional de Física de Reatores e Termohidráulica (Enfir), o 12º Encontro com Aplicações Nucleares (Enan) e o 4º Encontro da Indústria Nuclear (Enin) - todos integram o International Nuclear Atlantic Conference (Inac 2015).
"Temos que pensar para frente, e com certeza os técnicos, pesquisadores e profissionais do setor nuclear saberão indicar o que é necessário fazer não só em relação à geração de energia nuclear, mas também para as centenas de aplicações da energia nuclear, entre elas, na medicina, com o Reator Multipropósito Brasileiro, e assim contribuir para a transformação do País nas próximas décadas", ressaltou o presidente da INB.
O Inac 2015 promove ainda a 6ª Mostra Inac de Iniciação Científica, onde serão apresentados os resultados de trabalhos de pesquisa de estudantes de graduação, e a ExpoInac, que conta com órgãos e empresas do setor nuclear de diversos países.
*Com informações do MCTI e INB

Nenhum comentário:

Postar um comentário