terça-feira, 13 de outubro de 2015

Novo reator nuclear de grande porte dará ao Brasil autonomia na produção de radioisótopos

Por: Pimenta Comunicação - 05/10/2015

Com a inauguração, prevista para 2018, do primeiro Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), proposto pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Brasil alcançará autossuficiência na produção de radioisótopos e fontes radioativas usadas na medicina nuclear. Atualmente, o reator IEA-R1 do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), localizado em São Paulo, é o principal responsável pela produção nacional de radiofármacos, que viabilizam a realização de cerca de 2 milhões de procedimentos médicos de diagnóstico e tratamento por ano - principalmente nas áreas de cardiologia, sistema ósseo, oncolologia e tireóide.

O RMB colocará o Brasil em um seleto grupo de países com autonomia na produção de radioisótopos. Isso inclui o tecnécio-99, um radioisótipo derivado do molibdênio-99 (Mo-99), cuja demanda mundial hoje é atendida, basicamente, por apenas quatro reatores nucleares de pesquisa de grande porte - localizados no Canadá, na Holanda, na África do Sul e na Bélgica. Com a autossuficiência, o Brasil dará um passo importante na área de medicina nuclear, que hoje já permite realizar exames para o diagnóstico de tumores, doenças cardiovasculares, função renal, problemas pulmonares e neurológicos, entre outros.

Programas como esse serão apresentados - e debatidos - na INAC 2015 (International Nuclear Atlantic Conference), evento promovido pela Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN, que acontece entre os dias 4 e 9 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com o tema "Programa Nuclear Brasileiro: Política de Estado para um Desenvolvimento Sustentável", a conferência contará com a participação de delegações de 20 países, autoridades brasileiras e internacionais, além de especialistas e profissionais do setor de energia nuclear.

No dia 6 (terça-feira), uma mesa redonda discutirá os últimos avanços e os desafios da medicina nuclear no Brasil, com as participações de Marcelo Tatit Sapienza (HC-USP / ICESP), Raphael Madke (Radiopharmavus), Cecília Maria K. Haddad (Hospital Sírio-Libanês) e Isaac Obadia (Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN).

Serviço
Evento:
 INAC 2015
Abertura: 4, domingo, 19h30
Data: de 4 a 9 de outubro de 2015
Local: Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 - Pinheiros)
Para mais detalhes sobre o evento, acesse www.inac2015.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário