segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Canadá anuncia extensão da operação do NRU

O Ministério de Recursos Naturais do Canadá anunciou a decisão de apoiar a extensão das operações do reator National Research Universal (NRU), de 31 de outubro de 2016 até 31 de março de 2018. O NRU é operado pelo canadense Nuclear Laboratories Ltd. (CNL), uma subsidiária da Atomic Energy of Canada Limited.
A prorrogação do NRU é projetada para ajudar a apoiar a demanda mundial de isótopos médicos entre 2016 e 2018, nas circunstâncias inesperadas de escassez. O pedido de extensão da licença de operação da NRU estará sujeita à aprovação da Comissão de Segurança Nuclear Canadense, regulador nuclear independente do Canadá.
Em 2010, o governo do Canadá anunciou sua decisão de cessar a produção rotineira de molibdênio-99 (Mo-99) do NRU em 2016 e está a agir de forma responsável para garantir a segurança do fornecimento de isótopos médicos. A eliminação progressiva da produção ao longo de seis anos permitiu que produtores de todo o mundo entrassem em conformidade. O mercado global tem vindo a diversificar e agora está previsto que. em condições normais de fornecimento global, permanecerá suficiente para atender a demanda.
O Governo da estratégia do Canadá incluiu um investimento de US $ 60 milhões para acelerar significativamente a investigação científica e o desenvolvimento de fontes alternativas de abastecimento de isótopos. O Governo já investiu US $ 60 milhões em desenvolvimento de tecnologias alternativas de isótopos médicos para diversificar as fontes de abastecimento, com o objetivo de criar uma alternativa comercialmente viável para o abastecimento à base de reator para além de 2016.
Desligamentos inesperados do NRU resultaram em custos significativos para os contribuintes, incluindo um investimento de 114 milhões dólares americanos em 2009, para devolvê-lo ao serviço, e um adicional de $ 351000000, entre 2008 e 2016, para garantir operações seguras e confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário