sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SBMN participa da cerimônia de posse do novo presidente do CNPq

Tomou posse no dia 24 de fevereiro o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o bioquímico Hernan Chaimovich. Em seu discurso Chaimovich reforçou a importância do fomento à ciência como ferramenta de estimulo à evolução educacional, econômica, social, científica e tecnológica no País. “A solução de diversos problemas econômicos e sociais passa pelo desenvolvimento científico”, ponderou.
Presente na solenidade, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear foi representada por sua seccional de Brasília, na figura de Gustavo Gomes. Além de prestigiar o início da nova gestão, Gomes pode promover o estreitamento entre a Sociedade e o CNPq por meio do aceno de Chaimovich que se colocou à disposição para receber a SBMN em audiência para discutir meios a pesquisa em medicina nuclear e de novos radiofármacos.
Ainda neste sentido de estabelecer a aproximação junto às esferas públicas de Ci&Tec, no começo do mês de março a SBMN terá audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, que também esteve presente na posse de Chaimovic.
Diretrizes da nova Gestão
Segundo o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, sua gestão será pautada em dois princípios. Primeiramente, deve financiar exclusivamente aquilo que apenas a instituição pode fomentar. O segundo ponto refere-se à colaboração do CNPq para que os projetos de pesquisa básica e aplicada e de inovação cumpram o seu papel de desenvolvimento do País.
Chaimovich admitiu haver necessidades de mudança na gestão da casa e reforçou a importância de se estabelecer parcerias, incluindo as “público-privadas”, conhecidas como “PPPs”. 
Abaixo, outros pontos destacados por Chaimovic:
-  Elevar a qualidade e o impacto da ciência no País
-  Apoiar a consolidação de centros emergentes no país, com vistas a diminuir a enorme desigualdade da pesquisa nas regiões
-  Estimular o intercâmbio científico com outros países
-  Contribuir para que o sistema de inovação tecnológica esteja integrado com as políticas públicas e outros órgãos públicos e privados
-  Estabelecer com clareza a missão dos institutos de ensino superior, com foco na pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário