sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Certificação de Qualidade da Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos do CDTN

A certificação sobre a norma ISO 9001:2000, concedida à Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) em dezembro de 2007 pelo Bureau Veritas Certification (BVQI), organismo de certificação reconhecido internacionalmente, foi renovada após uma nova auditoria de manutenção feita em 12 de fevereiro deste ano.

As auditorias são periódicas e quando a primeira foi feita, em fevereiro de 2009, o BVQI manteve a certificação, uma vez que não foram detectadas não conformidades que a colocasse em risco, e constatou que a UPPR pode receber a certificação na nova versão 2008. A versão 2000 da norma ISO 9001 foi revisada e é válida até novembro deste ano.

Para Antônio Mário Azevedo, que coordenou os trabahos da certificação juntamente com a Assessoria de Planejamento Estratégico e Qualidade do CDTN, a preocupação da equipe da UPPR com os resultados não foi provocada pela ISO. "Na verdade, a ISO confirma as condições adequadas da nossa produção de radiofármacos", explica. O sistema ISO 9000 tem como principal característica o foco no cliente, logo, para que a certificação fosse possível, todas as atividades relacionadas à produção de radiofármacos, como entrega, prazo e quantidades, foram avaliadas com base na satisfação do cliente. Foi o resultado positivo desta avaliação que permitiu a certificação, conclui Antônio Mário.

Ao todo, a norma ISO 9001:2000 se baseia em oito princípios. São eles: foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões e benefícios mútuos para a tomada de decisões.

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário