quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seminário de Projetos Técnicos do CDTN

Como parte do processo anual de Análise Crítica do Desempenho Global, o CDTN realizou o seu Seminário de Projetos Técnicos. Os projetos avaliados são aqueles que envolvem a pesquisa científica ou o desenvolvimento tecnológico; esse processo de avaliação não abarcou atividades como os serviços tecnológicos continuados, a produção rotineira e as atividades de caráter administrativo ou gerencial. Todas essas foram avaliadas num outro evento denominado Seminário de Atividades Gerenciais.

Neste ano, a avaliação dos 41 projetos técnicos do CDTN - que envolvem 136 pesquisadores, além dos técnicos e outros colaboradores, foi feita com a participação de 42 pesquisadores e tecnologistas, aí incluídos os gerentes técnicos. Os avaliadores se organizam em Câmaras Temáticas de Assessoramento, segundo as 5 grandes áreas de atuação do CDTN: Tecnologia Nuclear; Meio Ambiente; Saúde; Indústria; e Nanotecnologia. Suas avaliações e considerações alimentaram o Conselho de Gestão Estratégica do CDTN, órgão colegiado que consolidou todo o processo de avaliação e orientou as correções de rumo necessárias para cada projeto.

A participação dos pesquisadores, por meio das Câmaras Temáticas, se iniciou já na preparação de todo o processo, auxiliando na seleção do rol de indicadores para medição do desempenho e na proposição dos tópicos utilizados na avaliação pelos pares (em 2010 foram considerados tópicos como mérito técnico-científico, alcance social e foco nuclear).

O Seminário revelou o amadurecimento das equipes técnicas e de seus responsáveis para a boa gestão dos recursos e foco nos resultados. Mostrou que o esforço continuado de toda a Instituição tem elevado a performance em todos os níveis, muito especialmente na base da organização, exatamente onde são produzidos os resultados esperados pela sociedade. Mostrou que os processos gerenciais de acompanhamento contribuem para a eficiência organizacional e permitiu apurar um total de 960 resultados técnicos (por exemplo: publicações nacionais e internacionais; participação e organização de eventos; orientações em todos os níveis; cursos ministrados; patentes e registros de software; processos e técnicas desenvolvidas; aprovação de projetos em órgãos de fomento; e muitos outros).

Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário