sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Novo tempo no CDTN. Doutorado na área nuclear inicia atividades em agosto.

O curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais do CDTN foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e inicia suas atividades no próximo mês de agosto. A decisão foi tomada ao final de fevereiro deste ano, depois que o Centro enviou ao Ministério da Educação o Aplicativo para Proposta de Novos Cursos e foi avaliado por dois professores de universidades federais nomeados pela CAPES. Para que o doutorado fosse possível, a produção científica do CDTN, o currículo do corpo docente e a infra-estrutura do Centro foram levados em consideração.

Coordenador da Pós-graduação, professor Rubens Martins Moreira, destaca que a trajetória histórica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a experiência do CDTN, com quase 60 anos de existência, são fatores que contribuíram para a aprovação do novo curso. A implementação do doutorado comprova a maturidade do Centro, a excelência das pesquisas e a qualidade dos pesquisadores que foram reconhecidos pela CNPq como aptos a orientar os alunos de doutorado, conhecidos por atuarem de maneira mais autônoma.

Além disto, o reator nuclear, Triga, chamou a atenção dos dois avaliadores do Ministério da Educação, reconhece o professor Rubens. Em operação há 50 anos, o Triga é importante instrumento de pesquisa, produção de isótopos e treinamentos no CDTN. É o reator referência no país em pesquisas e treinamentos e o único deste tipo na América Latina.

Aos futuros doutorandos, o CDTN oferece uma infra-estrutura na área de radiações dificilmente encontrada em universidades, professores com vasta experiência no escopo de estudo e um curso bastante objetivo, possibilitando desenvolver pesquisas nas linhas de trabalho da própria Comissão Nacional de Energia Nuclear. Esta característica distingue o doutorado do CDTN de outras academias cujas pesquisas são abstratas, não contemplando aplicações práticas. No CDTN o ambiente é diferente da universidade. O aluno passará mais tempo nos laboratórios, relacionando-se com outros pesquisadores e técnicos, é a oportunidade de experimentar o trabalho no setor nuclear.

A expectativa do Centro é ampliar as possibilidades de atuação na área nuclear, contribuir na formação de profissionais e pesquisadores do setor, desenvolver e inovar as aplicações das técnicas nucleares com segurança e estimular o interesse de Minas e do Brasil no emprego da energia nuclear.

Além do curso do doutorado o CDTN conta, desde 2003, com o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. As inscrições para o processo seletivo 2011 estão previstas para novembro.

Fonte: Fonte: CDTNuclear julho/agosto 2010 ano VIII nº 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário